Tim Maia ou Cagarras? PDF Imprimir E-mail
Carlos Secchin*   
25/01/2010, 08:59

Navio Escola Brasil e as Cagarras ao fundo. Foto: Carlos Secchin

A motivação para a troca de nome do recém-criado Monumento Natural das Ilhas Cagarras para Monumento Natural Tim Maia deveu-se, em parte, ao seguinte:

1) primeiramente, cabe relembrar que o nome original existe há mais de 400 anos porque diz respeito à quantidade de excremento branco escorrido pelas íngremes faces de pedras lisas das ilhas. A avifauna marinha local é a de maior concentração de toda a orla da cidade, passando pelo fundo da Baía de Guanabara e incluindo da Pedra do Leme à Pedra do Pontal;

2) quando o Ministro do Meio Ambiente adotou o novo nome para o arquipélago, deve tê-lo baseado no comportamento e na obra do genial Tim Maia; Tim, que jamais se aproximou das ilhas, tampouco botou os pés dentro d’água ou, sequer, fez menção a qualquer ave, de qualquer tipo, em suas lindas canções. A única aproximação de Tim com a natureza era com pés de gererê e, através do hábito de fumá-lo, fazia-o com grande ardor;

3) uma outra associação, provavelmente inconsciente, é a manta branca de guano que escorre como seda de cigarro sobre algumas ilhas. E, naturalmente, o formato da ilha Comprida, que lembra aos apreciadores o formato de grande charro;

4) Tim era doidão e criativo, como foi também nosso último Prefeito, que nos deixou, sem fumar, um belo exemplo de sua excentricidade – a ‘Cidade da Música’;

5) de doidões para doidão – desculpem, mas aqui tenho que fazer justiça e incluir o Senhor Ministro –, ficaria a cidade bem homenageada se trocássemos o nome da Cidade da Música para Centro Municipal de Música Universal Tim Maia. Convenhamos, Cidade da Música não nos diz coisa alguma! Até porque – mais uma vez – a vontade do carioca nunca foi consultada.

Sabe o que fica parecendo? Que é imposição da empresa que está em vias de assinar o contrato de patrocínio da manutenção do Parque e que não quer, de jeito nenhum, associar o seu nome ao das Cagarras. Só que ela não se deu conta – ou o Ministro conhecedor do meio ambiente não quis contar – de que as aves que habitam as Cagarras o fazem há séculos e séculos, cobrem os céus de nossa cidade com a maior propriedade, e podem ser avistadas, diariamente, de todos os quadrantes. Muito mais do que ‘do Leme ao Pontal’.

*Carlos Secchin, fotógrafo da natureza, não precisa acender um para voar com as aves; ele o faz, diariamente, apenas olhando para o céu de nossa cidade.
Comentários
Adicionar RSS
Viva o Monumento Natural Tim Maia!
Ricardo Rettmann 25/01/2010 08:15:17

Discordo do autor. Acho que as coisas devem se renovar e se atualizar. O Tim
Maia foi um grande cidadão brasileiro e carioca e merece todas as homenagens
que forem feitas a ele. Não gostei como o autor trata ironicamente o fato do
musico fumar ou não, que nada a ver com a troca do nome do parque. O nome
Cagarras não indica nada para leigos, enquanto a póstuma homenagem a Tim Maia
é uma homenagem também a todos os seus fãs, nos quais me incluo. Viva o
Monumento Natural Tim Maia!
Seguindo este curso, vamos mudar também Ipanema, A
Magda von Brixen 25/01/2010 15:17:45

Pois concordo plenamente com o autor: além de Tim Maia nada ter a ver com nossa
natureza solar e ecológica, pois vivia na noite com seus hábitos peculiares -
lhe cabendo muito bem uma homenagem em algum local da Lapa, por exemplo -, a
seguir este curso, daqui a pouco veremos a substituição do nome 'Arpoador', de
nossa bela ponta de pedras no final de Ipanema, para qualquer vulto transitório
globalizado, porque lá se vai no tempo sua origem, que tinha a ver com a caça
de baleias por ali...E seguir-se-iam Ipanema, Copacabana e todas as nossas
referências geográficas, históricas e culturais. Substituir o nome de local
ecológico de beleza ímpar, recentemente reconhecido como Monumento Natural,
sem uma mínima consulta histórica e geográfica, é casuísmo politiqueiro no
meu entender. Também sou leiga, mas na minha boca há uma pergunta que não
quer calar: em país mais sério e menos oportunista, será que para vingar um
despropósito desses não teriam que ser consultadas as verdadeiras autoridades
dessas áreas acima, além dos próprios pagadores dos impostos?!
Réplica
Fernando C.Straube 25/01/2010 15:28:00

Tim Maia, um grande cidadão brasileiro? Em que sentido? O lateral? Músicos
aparecem graças à mídia e, apenas por causa disso são grandes cidadãos?
Vamos, por favor, criar uma certa filtragem daquilo que nos fazem engolir como
"grandes nomes". E também sobre o contexto. O que Tim Maia trouxe para
o nosso legado ambiental? Só pode ser brincadeira... Deveríamos então
defender nomes como "Monumento Natural de Alguma Popozuda do Funk"?
Seria bastante moderno, popular e com muitos - muitíssimos - fãs. Aliás até
a Mulher Samambaia paulistana seria mais adequada e "ecológica" para o
assunto. É possível que até ficasse adequado chamar um bar, um canal de
música ou um conservatório em homenagem a Tim, mas uma reserva? Espero que
essa "lógica racional" não se prolifere...
Respeito à cultura popular
Tietta Pivatto 25/01/2010 15:41:35

Gosto muito de várias músicas do Tim Maia, ao mesmo tempo um artista criativo,
mas também um cidadão cheio de vícios e que não tinha qualquer respeito a
compromissos com seus fãs.
O nome Cagarras faz parte da riquíssima cultura
popular, e deve ser respeitado como tal. Se essa onda pega, adeus à tudo que
remete à nossa história, proliferando homenagens desencontradas.
Acho sim que
Tim deve ser lembrado, mas que tal em salas de apresentações, ou mesmo
trocando o nome de alguma praça ou rua carioca que tenha o nome de algum
político safado? Se ao menos o nome escolhido fosse o de algum ambientalista ou
cientista que tenha estudado essas aves (e provavelmente com recurso financeiro
infinitamente menor do que Tim Maia recebia por um único show), seria mais
aceitável.
Respeitemos Cagarras e suas aves esquecidas num país que não
valoriza como devia sua riqueza cultural e natural.
e as cartas de navegação?
munir alzuguir 25/01/2010 16:01:35

ilhas não são ruas, as cartas tem seus acidentes geográficos como
referências globalizadas. Ninguém iria entender esse tipo de alteração
Uh uh uh, que beleza!
L. 25/01/2010 17:23:29

Se (como dizia o próprio Tim, mas em versão com terminologia amenizada) “no
país onde prostituta tem orgasmo, cafetão tem ciúme e traficante é
viciado”, reservas extrativistas e até autarquias federais podem ter nome de
sindicalista, por que monumentos naturais não podem ter nome de músico??
......”Vale tudo!”
E quem disse que Tim não era “ecológico”? A letra
de Imunização Racional, lá nos idos de 1970 e poucos já dizia “Uh uh uh,
que beleza! / Que beleza é sentir a natureza”
Ecologia virou isso: chavões
na boca de quem não entende nada do assunto.
E viva o Monumento Natural Tim
Maia, ou Ilhas Cagarras, seja lá qual o nome. ...Aquele que fica bem do ladinho
do ponto de descarga do emissário submarino de Ipanema.
Tim Maia diria: – Pô, os caras estão doidos. Troca
Maria Lúcia 25/01/2010 21:11:31

A questão proposta pelo autor não me parece ser propriamente contra o nome Tim
Maia. Mas contra a idéia de trocar o nome do arquipélago “Ilhas Cagarras”.
Realmente uma idéia sem cabimento. E custosa. Exército, IBGE, IBMA, ICMBio,
O Google Maps, enfim todos teriam que atualizar os mapas, documentos, liros de
geografia e história, impressos turísticos e por aí vai... Me pergunto para
que este trabalho? Quem ganha com isso? Com certeza não é o Tim Maia.

Não
tem que trocar para nome nenhum. Nada contra o Tim Maia, e sim contra a troca
do nome.
Trocar o nome de um arquipélago? O argumento da carta náutica basta
para encerrar a discussão. Só falta dizer que vão colocar um letreiro para
sinalizar a troca do nome. Ah, com letreiro até leigo vai entender... E a
empresa que adota, vai aproveitar para fazer a sua publicidade.

Para muitos a
luta em defesa das Ilhas Cagarras tem sido um passo importante. Não só pela
conservação ambiental, mas como parte da história, da geografia e cultura
carioca. Diante disso, claro que também pela conservação do nome Cagarras. E
nenhum outro.

Imaginem se começarem a trocar todos os nomes históricos do
Rio? Na minha opinião, na época já foi bastante controverso trocar
Montenegro por Vinicius. E nada contra o Vinicius. Hoje isso é
irreversível.

Se continuarem assim trocando os nomes, nossos filhos é que
não vão entender a música do velho Tim, que dizem ser o motivo para a troca
do nome do arquipélago. Aliás não vai significar nada para ninguém,
inclusive para os leigos.
Do Leme ao Pontal!
Não há nada igual
Do Leme ao
Pontal
Do Leme ao Pontal!
Não há nada igual...(2x)
-Olha o breque!
Sem contar
com Calabouço
Flamengo, Botafogo
Urca, Praia Vermelha..

Em tempo, fiquei
curiosa: quem é a empresa que adotará o parque? Por que o nome da empresa
não é divulgado?
Quais as razões para trocar o nome?
Tim Maia ou Cagarras
Roberto Rodrigo Octavio 26/01/2010 08:21:35

Acho perfeita sua carta. Tim Maia nada tem a ver com o Arquipélago, e nem seu
nome carrega importância maior fora do âmbito de suas incríveis
músicas.
Aliás o ex-prefeito referido em sua carta era um pródigo em idéias
idiotas, algumas infelizmente postas em prática. Vale lembrar que o falso doido
chegou a imaginar a mudança do nome da Avenida Vieira Souto para Avenida Tom
Jobim. Um disparate tão grande como o que já havia sido feito com a Rua
Montenegro.
E o Ministro ?- uma triste piada de mau gosto imposta ao país por
sua ligação com sabemos lá o que no passado.
Temos o direto de lutar contra
esta imbecilidade, mais uma, que leva a crer que algum roubo de dinheiro
público vai acontecer.
Que o sr. Ricardo Rettman, o que apôs seu e-mail aí
em cima tem o direito de discordar é ponto pacífico mas também tenho o
direito de achar que êle vive no País das Maravilhas. Acorde caro senhor,
Cagarras é nome mais velho que sua infeliz interpretação das coisas!
Vivam
as Cagarras, abaixo as Cagadas!!!!!!
Nem pensar
John Maier 26/01/2010 11:28:54

Absurdo querer mudar o nome. E depois? Brasil vira Lulalandia?
E o cocô?
Ana 26/01/2010 11:47:28

Preconceito e preconceito, um depois do outro. Vejamos:

-A única
aproximação de Tim com a natureza era com pés de gererê e, através do
hábito de fumá-lo, fazia-o com grande ardor...(Como se pode saber?!...)


-"... com seus hábitos peculiares - lhe cabendo muito bem uma homenagem
em algum local da Lapa, por exemplo..." (A Lapa só comporta gente de
"hábitos peculiares"?)

- "... Aliás até a Mulher Samambaia
paulistana seria mais adequada e "ecológica" para o assunto." (Que
que é isso?...)

O que realmente interessa e os ecologistas de Ipanema não
se movem para mudar, pois não lhes alimenta o ego: "E viva o Monumento
Natural Tim Maia, ou Ilhas Cagarras, seja lá qual o nome. ... Aquele que fica
bem do ladinho do ponto de descarga do emissário submarino de Ipanema." - e
que joga o cocô dessa gente no mar!
Viva o cocô de Ipanema que polui as
cercanias das Cagarras e o mar todo! Viva o cocô dos ecologistas de Ipanema!
Viva o cocô da vaidade!
Há outras formas
Paulo Drummond 26/01/2010 11:47:34

Já não basta o nome do aeroporto do Galeão, provavelmente o mais longo do
mundo. Existe uma mania descacetada de dar nomes de celebridades a qualquer
coisa imóvel. Impressionante! Que se deixe o nome Cagarras como tal qual é, e
que se ache uma maneira mais inteligente de homenagear o Tim Maia.
Tim Maia diria: – Trocar o nome das Ilhas Cagarras
Maria Lúcia 26/01/2010 12:08:19

Tim Maia diria: – Pô, os caras estão doidos. Trocar o nome das Ilhas
Cagarras? Tá maluco?
Tim Maia diria: – Trocar o nome das Ilhas Cagarras?
Tá maluco?
Monumento Natural Arquipélago das Cagarras
Elmira Mattos 26/01/2010 12:11:19

Naturalmente o nome deve ser este, e nenhum outro. Não faz sentido rebatizar
uma região que já é reconhecida geograficamente com este nome, especialmente
pelos cariocas. Tim Maia já foi devida e pertinentemente homenageado com a
Praça do Pontal Tim Maia, no Recreio.
Se Tim era boêmio ou cheirador nem vem
ao caso... Foi um grande compositor e intérprete, que muito contribuiu para a
MPB. Se passarmos a mudar o nome dos lugares para homenagear nossos cantores,
compositores e artistas, aonde vamos parar? É absolutamente descabido.
Bom senso
marcia caspary 26/01/2010 12:13:37

O senhor Ricardo Rettman aí acima fala que as coisas tem que se renovar, se
atualizar. Claro! Havendo bom senso e respeito, não vejo problemas! Mas que é
um grande despropósito mudar o nome desse arquipélago, ah! isso é! E eu sou
fã do Caetano e daí? Interessa a alguém?Acho mais importante promover a
conscientização da população para não "produzir" tanto lixo nas
praias!!!
Quanto preconceito, quanto pudor!! Salve Tim Maia!
Bruno 26/01/2010 15:19:54

Concordo inteiramente com o comentário acima da Ana!! Realmente não é legal
mudar nomes históricos, e até por isso o país não tem memória! Entretanto,
o autor do artigo foi muitíssimo infeliz em relação aos comentários sobre
Tim Maia, Carlos Minc, ou seja lá quem mais. Precisamos abolir os preconceitos
sim, sobretudo se "achamos" que estamos preocupados com o meio ambiente,
a avifauna e etc. Tim Maia foi tão cidadão como qualquer outro que se julgue
melhor do que alguém, e naquilo que se propos a fazez, musica, fez muito bem
feito, e provavelmente os bisnetos do autor do artigo ainda vão ouvir, ou saber
que existiu o Tim Maia. Quanto ao Minc, não importa o que ele faz ou deixa de
fazer fora do gabinete do MMA, e sim o que ele tem feito como ministro. Isso sim
é muito importante para quem se diz ambientalista. E devemos, cobrar ao
ministro que ele faça o que deve ser feito em prol do meio ambiente, se é que
é possível neste governo antiambientalista. Chega de falso moralismo!! se se
está procupado efetivamente com a avifauna, existem muitas coisas que devemos
lutar, como por exemplo o excesso de iluminação noturna nas praias e cidades,
o prédios espelhados, a destruição dos habitats, lagoas, manguezais, a
poluição das praias, a modo de vida insustentável, em fim, existem muitas
lutas a serem travadas diariamente, onde não cabe, preconceito, pudores e falso
moralismo!
CHAMEM O SÍNDICO!!!!
azul da cor do mar 26/01/2010 20:01:25

Peraí pessoal o nome do arquipélogo não muda não. Nem por decreto...
É
só o nome de mais uma unidadezinha de conservação. Coisa praticamente sem
valor em nosso país. Tão sem valor que não merece nem estratégia
publicitária.
Se o Jorge Ben(jor, Ben de novo) pode mudar de nome porque o
arquipélogo não pode ganhar uma alcunha? Afinal como dizia o velho Tim - tudo
é tudo e nada é nada!
MONUMENTO NATURAL UNIVERSAL !
Eduino de mattos 27/01/2010 08:49:42

OS MONUMENTOS NATURAIS, DE PRESERVAÇÃO NATURAL SÃO UNIVERSAIS, AS AVES NÃO
OBEDECEM FRONTEIRAS, ELAS MIGRAM, INCLUSIVE ENTRE CONTINENTES DISTANTES,ENTÃO
QUE ESTÓRIA É ESSA DE TROCAR DE NOMES OS ARQUIPÉLAGOS ?

*QUE TAL FAZER UMA
CONSULTA PELA INTERNET ?
PERGUNTAR A OUTROS POVOS DE OUTROS PAÍSES, NÃO SÓ DO
BRASIL O QUE ACHAM DE TROCAR DE NOME.
(AQUI NO SUL EXISTE UM DITADO POPULAR
"ENCHER LINGUIÇA" QUANDO TEM ALGUMA COISA SENDO PROPOSTA QUE NÃO
"LEVA A NADA".

Eduino de Mattos
conselheiro do COMAM
porto alegre RS
brasil
Me dê Motivo... Pra ir embora...
Eduardo de Castro 27/01/2010 21:03:18

Só mesmo em Pindorama apareceria esse tipo de "caso". Sugestão: um
nome inspirado na fase "Racional" do Tim Maia, para batizar o berçário
de jubartes de Abrolhos. Afinal aí sim dá samba: ambos (jubartes e o Tim Maia,
qd era vivo) são (e era, no caso do T.M.) pesos pesados e cantam(vam) mais que
o Genuíno, qd foi preso pelos milicos.

Como o país não tem problemas
ambientais, a população é ciente e colabora com tudo, e os recursos
financeiros, humanos e tecnológicos estão disponíveis, podemos pensar nessas
coisas...
Parque Nacional da Tijuca
Pedro Cunha e Menezes 28/01/2010 10:58:23

Nome eh secundario. Bom mesmo eh se o monumento fosse incorporado, juntamente
com as Ilhas Tijucas ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
Cagarras x Tim Maia x Legislação
Crisomar Lobato 28/01/2010 16:19:19

Decreto nº 4.340/2002, Regulamenta a Lei 9.985/2000 (SNUC), artigo 3º A
denominação de cada unidade de conservação deverá basear-se,
preferencialmente, na sua característica natural mais significativa, ou na sua
denominação mais antiga, dando-se prioridade, neste último caso, às
designações indígenas ancestrais. VIVA CAGARRA. Parabéns para o arte do
grande Tim Maia, sem homenagens a Monumentos Naturais.
LEI PONTAL TIM MAIA
Otavio Leite 31/01/2010 07:53:47

OLá Secchin,

Eis um dado adicional, na questão Tim Maia / Cagarras.

Logo
após a morte do Tim, verificamos como homenageá-lo. Surgiu a ideia do acidente
Geográfico Morro do Pontal.

Caia como uma luva... do Leme ao Pontal...

Propus
e Conde sancionou.

A Lei fará dez anos em maio .

A família gostou muito.

Na
Ocasião OGLOBO deu um bom destaque.
Forte Abraço,

Otavio Leite

Lei
Municipal nº 3031 de 24/05/2000


DÁ O NOME DE ´PONTAL TIM MAIA´ AO MORRO DO
PONTAL, NO RECREIO DOS BANDEIRANTES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autoria:
VEREADOR OTAVIO LEITE

PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a
Câmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.
1º - O Poder Executivo dará o nome de ´Pontal Tim Maia´ ao Morro do Pontal
no Recreio dos Bandeirantes.

Art. 2º - Das áreas municipais existentes nas
imediações do ´Pontal Tim Maia´ o Poder Executivo escolherá área
específica para a apresentação de espetáculos populares, artísticos e
culturais, principalmente de música popular brasileira.

Parágrafo Único - A
área escolhida a que se refere o caput deverá ser dotada de toda a
infra-estrutura necessária.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de
sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Pela divugação do local.. Pontal Tim Maia.
Antônio Calainho 31/01/2010 08:48:21

Oi, Carlos Secchin!

Li seu post e as notas comentadas. Vejo que, se já existe
há dez anos uma homenagem ao nosso Tim no bairro do Recreio, por que então
criar polêmica com o que já está estabelecido há séculos, né?

Sou por dar
publicidade ao que já existe, ou seja, que se divulgue mais esta lei. Ela é
tão justa, combina tanto...
Ab. Antônio
Ilhas Cagarras
Antonia Héstia 03/02/2010 08:18:57

De pleno acordo com o comentário de Crisomar Lobato, quando cita o art.3º da
lei 9985/2000 Sistema Nacional de Unidades de Conservação-
"A
denominação de cada unidade de conservação deverá
basear-se,
preferencialmente, na sua característica natural mais significativa,
ou na sua
denominação mais antiga, dando-se prioridade, neste último caso,
às
designações indígenas ancestrais". Aprecio as canções de Tim Maia,
e seria interesante, que a homenagem fosse direcionada aos locais que tenham
mais afinidades, com as atividades do artista.
coerência
Leticia Pinheiro 03/02/2010 16:19:27

Acredito que Tim Maia mereça sim muitas homenagens. Contudo acredito também
que, não é por aí. Por que ao invés de mudar a o nome da ilha não muda o
nome de ruas e praças que tem nomes de autoridades da época da ditadura, que
não merecem de forma alguma homenagem alguma. O Tim merece sim honras pelo
artista que foi, mas ligado a sua arte e a sua vida.
Escrever comentário

Comentários são moderados e aceitos sempre
que não trouxerem termos abusivos ou ofensivos.


Nome:
Email:
 
Título: