Análises

Chocolate da Mata Atlântica

A Bahia mistura agricultura e turismo com preservação da biodiversidade a partir do chocolate. A produção do cacau ganha mais valor e, de quebra, um excelente apelo de marketing.

Eduardo Athayde ·
25 de agosto de 2008 · 16 anos atrás

O Brasil produz cerca de 5% do cacau do mundo. Na região cacaueira da Mata Atlântica da Bahia, onde 80% do cacau brasileiro é produzido, foi registrado recorde de concentração de biodiversidade no Planeta pelo New York Botanical Garden, 476 diferentes espécies vegetais por hectare. Quanto pode valer para a indústria dos econegócios que floresce no mundo? Como políticas públicas podem atuar nesse cenário?

Governos estão investindo em programas de incentivo à rotulagem ambiental, levando o mercado consumidor a privilegiar os produtos ecorrotulados. O governo alemão lançou o programa de rotulagem ambiental, chamado de Blue Engel, para estimular a ecoeficiência nas empresas; o Canadá lançou o Environmental Choice, logo seguido pelo Japão, com o Ecomark; pela Noruega, Suécia e Finlândia, com o Nordic Swan, e pelos EUA, com o Green Seal. Hoje, mais de duas dezenas de países conduzem programas de rotulagem ambiental, formando o GEN (Global Ecolabelling Network).

O Chocolate da Mata Atlântica é um gostoso convite e uma porta de entrada para outros negócios sustentáveis, especialmente o reflorestamento e o seqüestro de carbono. Produzido com alto teor de cacau, ecorrotulado, é um veículo para exibir a vocação da Floresta de Chocolate para biotecnologia, o turismo e a preservação da biodiversidade.

Floresta de Chocolate

A região cacaueira da Bahia passou a ser conhecida internacionalmente como “Floresta de Chocolate”, única no mundo, através do projeto Fazenda de Chocolate, desenvolvido pela Universidade Livre da Mata Atlântica (UMA), com apoio do WWI-Worldwatch Institute, mostrando como a força da economia do chocolate que movimenta um PIB global de US$ 120 bilhões, pode ajudar a resgatar a floresta. Foi tema de capa da revista World Watch e do livro “Venture Capitalism for a Tropical Forest, the case of the Chocolate Forest of Brazil“, publicado pelo WWI, lançados na embaixada brasileira em Washington e divulgados pelo The New York Times e The Washington Post. A Kyodo News, maior agência de notícias da Ásia, divulgou o chocolate da Mata Atlântica por todo o Continente Asiático.

Abrangendo uma área de 90 mil km2, 2,5 milhões de habitantes (3 vezes o tamanho da Bélgica), a região cacaueira, com 300 quilômetros de costa oceânica, praias virgens, rica bacia hidrográfica, clima tropical – conhecida no mundo pela obra de Jorge Amado -, infra-estrutura rodoviária, porto e aeroporto, começa a atrair os interesses da industria turística e imobiliária. Ter uma segunda casa em área tropical biodiversa é uma nova tendência do mercado imobiliário mundial. A biodiversidade preservada é um novo luxo cobiçado, quando tem cheiro e sabor de chocolate, vale mais.

O ex-cacauicultor Diego Badaró, novo chocolateiro da Mata Atlântica, adotando o conceito, participou do Salon du Chocolate de Paris com stand intitulado “Floresta de Chocolate”. O chocolate da Bahia foi destaque entre chocolateiros e a imprensa internacional. Em parceria com o chocolatier francês Françoise Pralus, Badaró lançou em Paris chocolate com seu nome e embalagem com informações sobre o local da Fazenda de Chocolate. Os ex-cacauicultores estão descobrindo agora o verdadeiro ouro guardado pelo fruto do cacau.

Fazendas de Chocolate

Proprietários das novas “Fazendas de Chocolate” capacitam-se para produzir o chocolate (e cosméticos) de alta qualidade, transformando as suas áreas em opção para segmentos industriais interessados na preservação, recebendo mestres chocolateiros europeus que já descobriram o novo filão. Turistas podem produzir o seu proprio chocolate nas fazendas de cacau, massagear-se e tomar banho em ofurôs de chocolate.

Membros da Cooperativa Cabruca e da Associação de Produtores de Cacau Fino, de Ilhéus, investem no certificado de origem controlada, que permite identificar, via Google Earth e GPS, a fazenda onde o cacau é cultivado. Esses novos empresários do chocolate sabem que a velha cultura econômica que comercializa o cacau em sacas recheadas de riqueza e ignorância, a 4 reais o quilo, enquanto o mesmo quilo de chocolate caseiro de Ilhéus é vendido a 120 reais, nos aeroportos de Salvador e Ilhéus – agoniza.

O cacau é como a uva para o vinho, pode atender ao sabor popular e ao sofisticado. Instituições locais como a Floresta Viva, que trabalham com populações nativas capacitando-as para entender o valor dos ativos ambientais da floresta, antes chamados de “mato”, unem os novos chocolateiros a empreendimentos hoteleiros e imobiliários, para ajudar a atrair recursos da industria, agregando adicionalidades do hot-spot (áreas de alta concentração de biodiversidades no planeta em alto risco de extinção) do chocolate.

Carbono em chocolate

Os projetos de seqüestro de carbono, presos a questões técnicas, acadêmicas e burocráticas, ainda estão distantes do grande mercado. Ligando o seqüestro de carbono a produtos e serviços de uso corriqueiro, como passagens aéreas e chocolate, massas de recursos serão carreadas para esses “negócios limpos”, ajudando a descarbonizar o turismo e o planeta, contribuindo para a preservação e criando uma modalidade nova de turismo, iniciada no Brasil, o ecoturismo do chocolate.

Num país com as desigualdades sociais do Brasil preservar através de econegócios, gerando ocupação e renda, é uma das saídas para a inclusão social. Ambientalistas e empresários descobriram que adicionalidades como a preservação, clima, dias de sol e cultura local fazem com que o m² da região ex-cacaueira valha ouro, e que, juntos, podem gerar lucro social, econômico e ecológico de forma integrada.

Os fundos de investimentos, por sua vez, atentos ao imaginário coletivo, observam que Walt Disney tem em ficção o que a Bahia tem in natura, e começam a desovar recursos apostando no potencial da região ex-cacaueira. Quanto pode valer o m² da única “Floresta de Chocolate” do mundo quando econegócios são agraciados (na pessoa do Al Gore) com o prêmio Nobel da Paz?

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.