Reportagens

Risco de incêndios florestais é máximo no RJ

Desde 21 de agosto, a medição diária de risco de incêndios florestais em unidades de conservação estaduais se mantém no nível máximo. Brigadistas estão a postos.

Redação ((o))eco ·
27 de agosto de 2010 · 16 anos atrás
A temporada de incêndios florestais que assusta os brasileiros ainda está longe de terminar. Pelo menos é o que indica a medição diária do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro. De acordo com cálculos e projeções, a estiagem e a baixa umidade relativa do ar fizeram com que o risco de fogo nas unidades de conservação estaduais chegasse ao nível máximo no último dia 21, e assim continua. Desde então, três parques e uma reserva biológica sofreram com pequenos focos de calor.

No último fim de semana, 1,8 mil metros quadrados dos limites do Parque Estadual dos Três Picos foram atingidos pelas chamas, provavelmente causadas por um balão. Os Parques da Pedra Branca e da Serra da Concórdia, além da Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba também foram atingidos, mas em proporções menores. Vale lembrar que todas as equipes de brigadistas, formadas por guarda-parques, funcionários e membros do Corpo de Bombeiros em 14 parques, reservas e estações ficam de prontidão quando o nível da probabilidade de incêndios chega a médio.
 
Cada unidade de conservação tem um índice separado, assim como as regiões do estado, estabelecido a partir de dados meteorológicos. A probabilidade e velocidade de propagação do fogo são medidas. André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, solicitou que a população tenha cuidado a fim de evitar as chamas, já que muitas vezes elas são causadas por descuido.

O índice de risco de incêndios florestais é divulgado diariamente pelo Instituto Estadual do Ambiente em seu site (www.inea.rj.gov.br), com atualização diária a partir de 15h.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
11 de maio de 2026

Legado vivo: Instituto Miguel Milano vai premiar quem protege a natureza brasileira

O ambientalista de inspiradora trajetória vai celebrar 70 anos lançando no UCBIO uma instituição que leva o seu nome e reconhecerá contribuições com uma premiação anual de 100 mil reais

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.