Campanhas educativas para prevenir incêndios podem salvar milhares de dólares perdidos em incêndios florestais. A afirmação está em um estudo publicado na revista Forest Science, por cientistas americanos.
Os pesquisadores desenvolveram um modelo para calcular os efeitos da educação ambiental na prevenção de incêncios florestais na Flórida, entre 2002 e 2007 e analisaram como as medidas podem reduzir a ocorrência de fogo, a área queimada e o impacto sobre rede de atividades econômicas associadas. De acordo com eles, para cada dólar gasto em campanhas de prevenção, outros 35 dólares são economizados.
Se os investimentos na prevenção contra fogo na Flórida entre 2002 e 2007 fossem dobrados, o que significaria gastos de 500 mil dólares, poderiam ser evitados mais de 800 focos de incêndio e economizados 11 milhões de dólares por ano, em danos provocados pelo fogo e custos de combate aos incêndios. Segundo os pesquisadores, esta é a primeira pesquisa a demonstrar que os gastos em educação ambiental são efetidos para proteger a vida selvagem. (Vandré Fonseca)
Leia também
Passarinho… que som é esse? Uma história de como os pássaros cantam
Nem todas as aves cantam. Nem todos os passarinhos aprendem a cantar. O fantástico mundo sinfônico das aves e como os ruídos urbanos o impactam →
Gilmar Mendes derruba lei do Marco Temporal
Relator apresentou seu voto pela derrubada da lei que instituiu o mecanismo como critério para demarcação de terras indígenas; Flávio Dino acompanhou o voto →
No isolamento da floresta, um canto poderoso revelou uma nova espécie
Na remota Serra do Divisor, a sururina-da-serra combina vocalização única, isolamento extremo e ameaças crescentes →



