Reportagens

Mais fumaça no ar

Especialista suspeita que atividade vulcânica na Islândia esteja entrando em fase mais intensa. Previsão é que haja muito mais cinzas no ar nos próximos 60 anos.

Redação ((o))eco ·
19 de abril de 2010 · 14 anos atrás

O site da New Scientist publicou previsões nada animadoras a quem está sendo prejudicado pelas toneladas de gases emitidos pelo vulcão islandês que entrou em erupção na semana passada. Segundo o pesquisador Thorvaldur Thordarson, da Universidade de Edimburgo, a atividade vulcânica no país aparenta seguir ciclos a cada 50 a 80 anos e seu aumento ao longo da última década sugere que estejamos entrando num período mais ativo. Ele considera que os vulcões islandeses estiveram estranhamente quietos durante a segunda metade do século XX. A julgar pelas recentes atividades vulcânicas observadas, Thordarson acredita que esta etapa mais ativa dure cerca de 60 anos, com picos entre 2030 e 2040.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.