O braço das Nações Unidas que cuida de assuntos diretamente relacionados com os mecanismos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (UN-REDD), anunciou que vai trabalhar em conjunto com o Google Earth para testar seu programa de observação e mensuração de cobertura florestal. Os testes começarão na Tanzânia, na África.
Com tecnologia desenvolvida pelo Imazon e baseada no sucesso do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) emitido desde 2006 para a Amazônia, o aplicativo tinha sido apresentado oficialmente durante a Conferência do Clima em Copenhague, ano passado e vai permitir que os usuários tenham acesso online e em escala mundial a informações sobre alterações na cobertura florestal.
Segundo o pesquisador Maurizio Teobaldelli, do Centro Mundial de Monitoramento de Conservação da ONU (WCMC), o protótipo deverá ser disponibilizado como um serviço sem fins lucrativos, mas por enquanto tem sido testado de modo restrito. O sistema do Google não fornecerá informações sobre emissões, a princípio. E essa análise só poderá ser feita após a integração do sistema com outras tecnologias que permitem acesso a dados sobre estoques de carbono, por exemplo, e coleta de informações em campo com GPS.
Leia também
Força-tarefa internacional intensifica repressão ao garimpo ilegal no Escudo das Guianas
Ação articulada entre quatro países mirou redes de contrabando de ouro e mercúrio, com prisões, apreensões e fiscalizações em áreas estratégicas da fronteira amazônica →
Queda histórica do carvão na China e na Índia sinaliza avanço da transição energética
Expansão recorde de solar e eólica permitiu redução inédita do combustível fóssil nos dois maiores consumidores de carvão do mundo, segundo análise do Carbon Brief →
Lei inédita no Peru garante direitos a abelhas amazônicas
Nova legislação permite que espécie seja representada na justiça em casos onde sua sobrevivência e habitat estejam ameaçados →




