Reportagens

Manifesto robusto contra Belo Monte

Uma centena de organizações divulgaram novo manifesto  rejeitando a construção da usina hidrelétrica  no rio Xingu, cuja licença já foi prometida por Minc. 

Redação ((o))eco ·
28 de outubro de 2009 · 16 anos atrás

Uma centena de organizações sociais divulgaram novo manifesto hoje rejeitando a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, cuja licença prévia foi prometida para sair em novembro, pelo próprio ministro do meio ambiente, Carlos Minc. Depois do seminário que reuniu diversos especialistas sobre os impactos da obra, técnicos e ativistas reafirmaram quão prejudiciais serão as interferências do empreendimento naquele ponto do rio Xingu.

Os pesquisadores citaram, entre outros aspectos, que faltam dados analíticos consistentes nos estudos de impacto ambiental da usina, sobre a abrangência da área a ser impactada, da população a ser atingida, dos reais impactos decorrentes da alteração do ciclo hídrico do rio Xingu, com a formação dos reservatórios e principalmente com a formação de uma área de secamento que se estenderá por 100 km, na região da Volta Grande do Xingu, onde se encontram as Terras Indígenas Paquiçamba, Arara da Volta Grande e Trincheira-Bacajá. Eles também alertaram sobre o possível aumento de doenças como dengue, malária, febre hemorrágica de Altamira e outras, em função de condições propícias para a reprodução de insetos transmissores, potencializadas pelo inchaço populacional, com a chegada de cem mil migrantes atraídos pela obra.

Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.