Notícias

O estado das cidades no mundo

ONU divulga relatório sobre situação das cidades às vésperas de evento sobre o assunto no RJ. População brasileira em favelas diminuiu. No planeta, 827,6 milhões de pessoas ainda vivem precariamente.

Redação ((o))eco ·
19 de março de 2010 · 16 anos atrás

Relatório divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) mostra que o número de pessoas vivendo em favelas no Brasil caiu  de 31,5% da população para 26,4%, devido a diversas políticas socioambientais. No mundo, o relatório, intitulado “O estado das cidades do mundo 2010/2011” revela que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em assentamentos precários na última década, porém, o numero absoluto de moradores em favelas ainda é alto: 827,6 milhões de pessoas. A África subsaariana é a região que concentra a maior população em moradias precárias. Lá, 61,7% dos habitantes moram neste tipo de habitação. A América Latina e Caribe aparecem cm 23,5% do total. Os dados positivos não são bons só para as pessoas, mas também ao meio ambiente. Na maioria das favelas não há tratamento de água e esgoto e os efluentes são jogados diretamente na natureza, contaminando solos e rios e provocando doenças.

O lançamento no Brasil do relatório da ONU acontece às vésperas do 5º Forum Urbano Mundial, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro a partir da próxima segunda-feira. Durante os dias do evento, o Ecocidades fará cobertura especial sobre o assunto.

– World Urban Forum 5

Leia também

Análises
11 de março de 2026

Chuvas extremas no Sudeste e a urgência de conservação da natureza

Investimentos em medidas de prevenção de desastres podem gerar economias de até 15 vezes superiores aos gastos destinados à recuperação após eventos climáticos extremos

Salada Verde
11 de março de 2026

Galeria: Mais antiga Reserva Biológica do país, Poço das Antas completa 52 anos

Lar do mico-leão-dourado, Unidade de Conservação localizada no Rio de Janeiro é habitat de oito espécies em extinção; Rebio foi criada durante a Ditadura

Notícias
10 de março de 2026

Em meio à guerra com petróleo como protagonista, mais de 50 países avançam na descarbonização

Estudo liderado por grupo internacional de organizações mostra que 46 países já têm políticas para fim da dependência no petróleo. Outras 11 nações querem reduzir oferta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.