Notícias

Potencial nordestino para observação de aves

Capital paulista recebe encontro brasileiro de observadores de aves. um dos debates trata da consolidação do birdwatching no Brasil. Confira slideshow e cobertura no Blog do Eco.

Cristiane Prizibisczki · João Teixeira da Costa ·
22 de maio de 2009 · 16 anos atrás

Clique para ver o slideshow
Clique para ver o slideshow

A prática de observação de aves no Brasil conta com destinos já bastante conhecidos, como o Pantanal. Mas há outras áreas, também muito ricas em espécies, ainda pouco exploradas por agências de turismo ou grupos de observadores, como o Nordeste.

Com vegetação de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, a região abriga centenas de aves, algumas ameaçadas de extinção.

Durante o painel Passarinhando no Nordeste, realizado dentro das atividades do Avistar na tarde de ontem, o ornitólogo cearense Ciro Albano deu uma mostra do que é possível encontrar no Ceará, Alagoas e no interior da região, em Canudos.

O Eco preparou um slideshow com alguns dos exemplares apresentados por ele. Hoje, Albano realizou a segunda parte do painel, mostrando o que é que a Bahia tem.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Colunas
17 de junho de 2025

Conferência das Nações Unidas prioriza o oceano nas decisões políticas sobre mudanças climáticas

Mais de 800 acordos foram firmados durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano (UNOC3); Brasil assinou o acordo mundial para preservar os manguezais

Reportagens
17 de junho de 2025

Raimundão, primo de Chico Mendes, e Marina Silva são atacados após operação do ICMBio no Acre

Órgão está retirando gado ilegal de áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes, a 5ª Unidade de Conservação mais desmatada da Amazônia desde 2008

English
17 de junho de 2025

Can Brazil’s protected areas survive the climate crisis?

A new initiative is testing how these territories – home to both biodiversity and traditional communities – can adapt to an increasingly extreme climate

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.