Reportagens

“Aqui por todo lado tem água”

Aos pés da cascata Chorrera, está Dona María Julia lavando roupas, o que faz desde sempre. Ela também acredita no poder curativo das águas.

Maricela Rivera ·
16 de outubro de 2012 · 13 anos atrás
A água aqui é fonte de saúde, diversão e também de renda. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
A água aqui é fonte de saúde, diversão e também de renda. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
Frente às piscinas de águas termais da Virgem, existem uns 10 tanques públicos para lavar roupas que tem água as 24 horas do dia, com água da cascata Chorrera. Ainda é cedo e ali nos encontramos com Dona María Julia Tamayo, que lavou roupa ali toda sua vida. 

“Aqui por todo lado tem água. Essa mesma Chorrera esteve aqui sempre, eu já tenho 60 anos e antes isto já existia. Isto nunca acaba, são as nascentes da Virgem de Água Santa. Aqui a água não vem por tubos, todo é de manancial natural. Lá encima tem bastantes olhos d’água, e de lá que nos dão água potável”.

Frente às piscinas de águas termais, é obvio que grande parte do turismo vem pela água, “porque a gente se cura”. E é que como nos conta Maria Julia, são os médicos quem receitam a seus pacientes visitar as termas. “A água é muito bom para o reumatismo, os ossos; para todo é bom essa água quente”.

María Julia também conta que às vezes chegam pessoas doentes para tomar banho na cascata, em vez de ir às piscinas porque não tem para pagar a entrada, mas do mesmo jeito são curados. “Os feridos se curam aqui, porque dizem que viram a Virgem tomando banho na cascata e desde então ficou bendita a água”. 

Ela também acredita nas bondades que tem a água; lavando uma jaqueta, ela nos diz que de vez em quando bebe água da cascata, porque lhe ajuda com dores de estômago.

Como a cesta de roupa ainda está pela metade, María Julia com confiança nos diz que tem que continuar com seu trabalho. Com as mãos molhadas nos despede recomendando-nos ir ao pequeno santuário perto da cascata e que bebamos um pouco de água. “Nada perdem provando”, diz rindo enquanto pega uma calça para lavar.

Leia também

Notícias
16 de dezembro de 2025

Novas cenas reforçam o retorno das onças-pintadas ao Rio de Janeiro

Imagens de armadilhas fotográficas mostraram o felino mais uma vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, no sul do estado. Inea-RJ tem monitorado a onça

Notícias
16 de dezembro de 2025

Bancada ruralista insistirá em colocar o Marco Temporal na Constituição

Com o STF analisando a lei do marco temporal, a Frente Parlamentar da Agropecuária intensifica a pressão para avançar a PEC 48 no Congresso

Análises
15 de dezembro de 2025

Passarinho… que som é esse? Uma história de como os pássaros cantam

Nem todas as aves cantam. Nem todos os passarinhos aprendem a cantar. O fantástico mundo sinfônico das aves e como os ruídos urbanos o impactam

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.