Reportagens

“A água é uma base primordial para Banhos”

Para moradores de Banhos, aparecimento da Virgem de Água Santa é a razão das águas milagrosas que atraem turistas do mundo inteiro.

Maricela Rivera ·
16 de outubro de 2012 · 9 anos atrás
Para Seu Gustavo, a Virgem protege Banhos contra erupções do Vulcão Tungurahua. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
Para Seu Gustavo, a Virgem protege Banhos contra erupções do Vulcão Tungurahua. Crédito: Rubén Ramírez, Finding Species
Estar em Banhos sem visitar sua igreja não é possível, já que aqui se guardam histórias de milagres relacionados com a água e a Virgem. Muitas dessas histórias são guardadas por quadros e paredes da igreja, outras são contadas por seus visitantes habituais. Assim, encontramos com Gustavo Días Martínez, de 78 anos, que ganha a vida tirando fotos dos turistas que chegam para ver à Virgem de Água Santa. 

Nascido e criado nesta cidade, este homem de cabelos brancos e olhos claros relata com orgulho como sua querida Virgem de Água Santa recuperou a água para Banhos logo após o terremoto de 1949. “No terremoto perdemos a água, secou, e no mês seguinte apareceu novamente, mas foi como um milagre de Deus. Quando isso aconteceu veio meu irmão maior e com o padre levaram a Virgem até o lugar onde era a nascente, e a puseram ali para oferecer uma missa. Depois que começou a missa alguém disse: A água! A água! Isso sim foi um milagre, porque nesse momento brotou a água. Desde essa época, parece que chega a ter mais importância a Virgem, com todo o mundo que aqui chega. Por isso gostam muito da Virgem, porque as pessoas vêm e se curam”.

Com os olhos bem abertos e a voz emocionada, Gustavo nos conta sobre o lugar. “As pessoas vem aqui em primeiro lugar pelos milagres da Virgem, são curados com essa água bem quente, bem quente! As pessoas tomam banho aqui e depois já saem andando. A água faz muito bem, por isso continua chegando muita gente”. E é que a água em Banhos é a coluna vertebral, “a água é uma base primordial para Banhos, porque por isso tem bastante turismo, você vem nos sábados e domingos e vê tudo cheio. Entra e sai gente, e a igreja também fica cheia”.   

Como outras pessoas em Banhos, Seu Gustavo tem certeza de que a Virgem sempre os protege das erupções do Tungurahua. “Só se tem visto fumaça e algumas pedras, mas não aconteceu nada mais importante, porque a mãe de Deus é a que nos salva. Temos fé”. Com a mesma certeza, confessa que sem água Banhos não seria a mesma coisa.

Seu Gustavo não nos deixa ir embora sem a recomendação de visitar as piscinas de águas termais, onde ele também vai uma vez por semana para aliviar qualquer mal que possa ter. “Mas vai, vai agora mesmo, tem que visitar”.

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta