Reportagens

Por que proteger o mar?

Conservacionistas escrevem livro sobre oceanos para estimular criação de áreas protegidas marinhas. Baixe aqui o documento da IUCN.

Redação ((o))eco ·
20 de outubro de 2010 · 14 anos atrás

Lançado no dia 19 de outubro, durante a Convenção da Diversidade Biológica da ONU, o livro “Proteção Global dos Oceanos: perspectivas atuais e oportunidades futuras”, compilado pela IUCN (Internacional Union for Conservation of Nature), The Nature Conservancy e outros parceiros, avalia a situação global dos oceanos e oferece soluções para suprir as demandas de proteção ambiental dos recursos marinhos.  É uma publicação com as melhores visões cientificas e políticas disponíveis hoje, escritas por 30 dos maiores conservacionistas internacionais — material sólido para estimular governos na criação de áreas protegidas.

Com apenas 1% das extensões oceânicas sobre proteção legal, os países estão com 10% de atraso nas metas previstas para 2010. Ainda são necessárias mudanças e esforços políticos consistentes para gerenciamento dos recursos marinhos.

Atualmente existem 5.880 áreas marinhas protegidas, a maioria localizada nas regiões de costa, o que não cobre toda a diversidade de ambientes oceânicos. Para que se atinja um padrão ótimo de conservação marinha, que esteja associado com a produção de alimentos, qualidade de vida e saúde humanas é preciso ter gerenciamento adequado, planejamento espacial e criação de áreas protegidas, como direciona a publicação da IUCN.

Em outubro, o Chile anunciou a criação de uma grande reserva marinha na região da ilha Sala y Gómez no Pacífico. No entanto, os planos atuais de conservação dos oceanos ainda não são suficientes para garantir sua real proteção. 

Baixe o livro aqui.

Leia também

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.