![]() |
A seção newsgames da revista Superinteressante costuma listar os melhores sites e projetos de jornalismo digital. Dessa vez, o Infoamazônia, projeto de O Eco em parceria com a internews, está entre os 10 melhores do ano.
Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido.
Outra capacidade do InfoAmazônia é geolocalizar histórias jornalísticas. Geolocalização é um neologismo do chamado jornalismo de dados. Nesse caso, significa que uma história escrita sobre Altamira, no Pará, pode virar uma espécie da alfinete no mapa da Amazônia. Você pode escolher um lugar e ver quais reportagens já foram escritas sobre ele.
A coisa funciona também na direção oposta. O jornalista que estudar o InfoAmazônia pode perceber padrões de desmatamento, fogo ou outros parâmetros que deveriam receber atenção. Se descobrir que ninguém ainda escreveu sobre, por exemplo, uma concentração de focos de incêndio em torno da BR 163 Belém-Santarém, pode enxergar aí uma boa oportunidade para uma nova reportagem.
Disponível em 3 línguas (inglês, português e espanhol), o site cobre toda o bioma amazônico, a chamada Panamazônia, que abarca 9 países da América do Sul.
Na lista da Super, outros projetos figuram na lista de destaques, como o Basômetro, do Estadão, e o Diário de Classe, criado pela adolescente Isadora Faber.
Veja a lista completa neste link: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/o-melhor-do-ano-10-melhores-projetos-de-jornalismo-digital-de-2012/
Leia também

PF prende 22 em operação que investiga corrupção na Agência Nacional de Mineração
Foram cumpridos 79 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão preventiva e afastamento de servidores públicos; esquema envolvia lavagem de dinheiro e corrupção →

Legado Tanaru: terra de povo indígena dizimado ganha sinal verde para virar parque
Decisão histórica do STF abre caminho para criação do Parque Nacional Tanaru, em Rondônia, onde vivia o “Índio do Buraco”, último representante de seu povo, morto em 2022 →

Petrobras pode se reinventar com descarbonização; estudos apontam soluções
Dois economistas da UFRJ e 30 organizações integrantes do Observatório do Clima indicam saídas para a petrolífera promover a transição energética e tornar-se líder em renováveis →