![]() |
A seção newsgames da revista Superinteressante costuma listar os melhores sites e projetos de jornalismo digital. Dessa vez, o Infoamazônia, projeto de O Eco em parceria com a internews, está entre os 10 melhores do ano.
Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido.
Outra capacidade do InfoAmazônia é geolocalizar histórias jornalísticas. Geolocalização é um neologismo do chamado jornalismo de dados. Nesse caso, significa que uma história escrita sobre Altamira, no Pará, pode virar uma espécie da alfinete no mapa da Amazônia. Você pode escolher um lugar e ver quais reportagens já foram escritas sobre ele.
A coisa funciona também na direção oposta. O jornalista que estudar o InfoAmazônia pode perceber padrões de desmatamento, fogo ou outros parâmetros que deveriam receber atenção. Se descobrir que ninguém ainda escreveu sobre, por exemplo, uma concentração de focos de incêndio em torno da BR 163 Belém-Santarém, pode enxergar aí uma boa oportunidade para uma nova reportagem.
Disponível em 3 línguas (inglês, português e espanhol), o site cobre toda o bioma amazônico, a chamada Panamazônia, que abarca 9 países da América do Sul.
Na lista da Super, outros projetos figuram na lista de destaques, como o Basômetro, do Estadão, e o Diário de Classe, criado pela adolescente Isadora Faber.
Veja a lista completa neste link: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/o-melhor-do-ano-10-melhores-projetos-de-jornalismo-digital-de-2012/
Leia também
Entrando no Clima #60 – Fundo financiado por fósseis domina segundo dia da Cúpula dos Líderes
Lula propõe transição financiada pelo dinheiro de energia suja. Último dia de encontro que antecede COP30 também teve espaço para discutir proteção dos oceanos →
Ciência brasileira propõe nova economia climática e meta de carbono zero até 2040
Pesquisadores defendem protagonismo científico na COP30 e apresentam caminhos para adaptação e neutralidade climática com base em inovação, justiça social e desmatamento zero →
Mudanças climáticas são a principal ameaça para Patrimônios Naturais da Humanidade
Estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) traz alerta de que efeitos da crise climática são a ameaça que avança mais rapidamente →





