TEDxAmazônia acontecerá em Manaus

TEDxAmazônia acontecerá em Manaus

Salada Verde
terça-feira, 5 outubro 2010 15:52

Nos dias 6 e 7 de novembro, Manaus receberá ilustres visitantes que participarão do TEDxAmazônia, uma conferência sem fins lucrativos que reunirá mais de 50 palestrantes de diversas partes do mundo. O tema do encontro é “Qualidade de vida para todas as espécies do planeta”.

As palestras durarão de cinco a no máximo 15 minutos e os pensadores são das mais diversas áreas e culturas. “Buscamos ideias transformadoras, gente inspiradora, histórias extraordinárias e muita surpresa. Queremos que as pessoas voltem de lá diferentes do que vão”, diz Denis Burgierman, colunista da revista Veja e um dos organizadores do TEDx Amazônia.

Para se inscrever, basta entrar no site. O critério de seleção do público é tão interessante quanto o evento em si. É preciso informar, além dos costumeiros nome e email, fatos que marcaram sua vida pessoal, o que você sonha realizar e coisas interessantes que você já fez na vida. Diferente, não?

O TED, que inspirou a existência do TEDxAmazônia, surgiu em 1984 e já teve Bill Clinton, Bill Gates, Al Gore, Bono Vox e Elizabeth Gilbert entre seus palestrantes. Em Manaus, o público selecionado terá a honra de ouvir, para citar alguns exemplos, o antropólogo francês Vincent Carelli; Deise Nishimura, bióloga que perdeu uma perna após sobreviver ao ataque de um jacaré-açu no Amazonas; Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros; Padma Samten, um Lama budista e Thiago de Mello, poeta amazonense de 84 anos.

Conversamos com Denis Burgierman para conhecer um pouco mais sobre a decisão de trazer um evento como este até a Amazônia.

Por que na Amazônia?
Porque ela é a fronteira do mundo, é a periferia extrema de um modelo de desenvolvimento (cujo centro está talvez em Nova York). É um lugar muito simbólico, com um imenso valor para a cultura humana, para a economia do mundo, para o imaginário de todos os continentes. Também porque Amazônia não é só Brasil: é um pedaço do mundo, sem fronteiras políticas reais, dividido entre nove países. Não queremos que ela seja só um cenário para a nossa conferência, mas também não queremos tratá-la como o nosso “tema”. A Amazônia é mais que isso: é uma presença, entrando pela janela. É uma inspiração.

Você já conhece a Amazônia?
Sim, mas muito pouco. Viajei principalmente pela Amazônia peruana.

Você acredita que um evento como este em uma região tão linda quanto frágil como essa pode vir a atrair mais a atenção de pessoas para as problemáticas (e para as belezas) da região?
Acredito sim. Mas o que queremos de verdade é atrair para o potencial da região, para as soluções, as ideias, as saídas que se escondem lá. Amazônia tem problemas, óbvio. Mas Amazônia não é um problema: na verdade talvez seja nossa única esperança de solução.

Por que Manaus e não Belém?
O lugar onde a conferência vai acontecer é incrível, estamos encantados com ele. Mas não achamos que o TEDxAmazonia precise ser necessariamente sempre em Manaus. Se, na próxima edição, em 2012, ficarmos sabendo de um lugar mais incrível em Belém, no Acre, na Colômbia, vamos estudar a possibilidade.

Quais foram os critérios para a escolha dos palestrantes?
A diversidade: isso significa dizer que não seguimos critérios rígidos. Buscamos ideias transformadoras, gente inspiradora, histórias extraordinárias e muita surpresa. Queremos que as pessoas voltem de lá diferentes do que vão.

Uma equipe de quantas pessoas analisará cada inscrição feita? Vocês já contabilizam quantas inscrições?
Não contabilizamos e o número está aumentando rápido (as inscrições encerram-se no próximo dia 07 de outubro) . Nosso “board” tem cerca de 15 pessoas, mas esse número tende a crescer um pouco na reta final, com mais gente oferecendo ajuda (o projeto é colaborativo e sem fins lucrativos e, felizmente, está cheio de gente querendo ajudar).

Vc já deu uma palestra no TEDx. Como avaliaria esta experiência?
Foi incrível. O mais incrível é o público – muito interessado, muito atento, muito diverso, muito disposto a receber ideias. Nunca encontrei um público assim em lugar nenhum.(Karina Miotto)

LINK
TEDxAmazônia  - inscrições até o dia 07 de outubro
Palestra de Denis Russo no TEDx São Paulo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.