Reportagens

O massacre de aves marinhas

Pesca comercial no Brasil é responsável pela morte incidental de 10 mil albatrozes por ano. No mundo todo, cerca de 300 mil aves marinhas morrem anualmente, vítimas do mesmo problema.

Redação ((o))eco ·
29 de agosto de 2008 · 16 anos atrás

Milhares de albatrozes e petreis vêm para a costa brasileira todos os anos, no período da migração, em busca de alimentos. No entanto, muitos não completam a jornada. Morrem no caminho, vítimas da captura incidental por barcos pesqueiros que utilizam espinhéis, linhas compridas das quais saem centenas de anzóis.

O Projeto Albatroz, coordenado pela bióloga Tatiana Neves, há 17 anos busca reduzir a captura incidental por meio da orientação de pescadores e implantação de medidas simples de mitigação, como uso de iscas descongeladas, que submergem mais rápido, e o uso do toriline, um equipamento formado por cabos cobertos de fitas coloridas, que funcionam como “espantadoras de aves”.

Segundo uma pesquisa realizada pelo projeto, apenas o uso do toriline diminuiu de 0,850 para 0,308 o número de aves mortas para cada mil anzóis lançados no mar. Reduzir ou acabar com o problema parece não ser impossível. Para isso, a entidade, em parceria com pescadores da frota de espinhel pelágio, elaborou uma minuta de portaria que visa regulamentar ações já previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (Planac), publicado pelo Ibama em junho de 2006, mas que até agora não foram 100% implementadas.

A Minuta passa por aprovação da Secretaria da Pesca e, dentro de algumas semanas, deve ser enviada ao Ibama e Instituto Chico Mendes. Agora, o que o Projeto Albatroz espera é que o governo federal apoie a transformaçnao das medidas em lei e dê suporte para que elas sejam implementadas.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.