O Grupo de Ambientalistas da Bahia (Gamba) protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU), no final da tarde da última quarta-feira (23), uma denúncia apontando irregularidades no projeto do Complexo Intermodal Porto Sul, previsto para ser construído na região de Ilhéus, no Sul da Bahia. No documento, o grupo pede que as análises ambientais do Terminal Portuário e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste sejam revistas.
A ONG também solicita uma auditoria ambiental nos processos de licenciamento já feitos para os dois empreendimentos. O que eles querem é que os atos realizados até então sejam anulados e que uma avaliação ambiental sistêmica de todo o complexo seja feita em seu lugar.
Os ambientalistas elencaram uma série de irregularidades para fundamentar a denúncia. Entre elas está o fato de que o local previsto para a construção do retroporto fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA), que por lei deve ser preservada. Também são citadas a utilização indevida de recursos, já que o terminal portuário é privativo da empresa Bahia Mineiração (Bamin), e realização da licitação da ferrovia sem a necessária concessão da licença prévia dos projetos.
*Foto de destaque: Cristiane Prizibisczki.
Leia mais:
– Porto Sul – Desenvolvimento em questão
– Porto Sul – Ganhos para quem? Perdas para todos? (coluna – Suzana Pádua)
Leia também
Entrando no Clima #71 – Negociações travadas a horas do fim da COP30
Pressão aumenta sobre países enquanto pilares centrais do acordo seguem sem consenso em Belém →
Eletrificar transportes e indústria pode reduzir até 18% das emissões brasileiras, aponta estudo
Em Belém, convidados da Abradee, associação representativa das distribuidoras de energia, debateram transição energética e os desafios frente à recorrência de eventos extremos →
“O futuro de um país inteiro depende desses tipos de resultados”, ressalta representante do Tuvalu
“Não vejo nada realmente substancial saindo desta COP em questões importantes", diz Ian Fry, ex-embaixador para Mudanças Climáticas e Meio Ambiente do Tuvali →





