Download PDF

Neste domingo, os eleitores de cada um dos 5.564 municípios do Brasil foram às urnas escolher seus novos prefeitos e vereadores. Com a agilidade das urnas eletrônicas, praticamente todos os votos já terão sido apurados no mesmo dia, e nas 83 cidade com mais de 200.000 eleitores já será possível dizer se haverá a necessidade de um segundo turno na eleição para prefeito, caso não haja um candidato com mais da metade dos votos válidos. Das capitais dos estados, apenas Boa Vista (RR) e Palmas (TO) não possuem ainda esse número de eleitores. Vale dizer também que, embora a cidade de Brasília possua o quarto maior eleitorado do Brasil, a Constituição Federal proíbe a realização de eleições municipais nesta cidade.

Todos os candidatos eleitos, sejam eles prefeitos ou vereadores, de qualquer partido ou coligação, terão pela frente grandes desafios para que suas cidades possam se desenvolver de uma maneira sustentável. Consumo e desperdício de água, gerenciamento de terra e resíduos, consumo de energia e uso de fontes renováveis, qualidade do ar, mobilidade e políticas ambientais.

Abaixo você pode ver, em imagens retiradas do Google Earth, todas as capitais brasileiras que realizaram eleições neste domingo (e como bônus, uma imagem de Brasília). Algumas possuem mais verde, outras se espalham como uma massa cinza em todas as direções. Mas o importante é diminuir o impacto ambiental dos centros urbanos através de um planejamento que inclua o verde em sua paisagem e preze por formas mais sustentáveis de organização.

Rio Branco, Acre