Salada Verde

Queda de braço na volta da votação do Código Florestal

Bancada ruralista barganha retirada de emenda que expõe rios intermitentes caso o governo ceda em pontos-chaves para o setor rural.

Redação ((o))eco ·
27 de agosto de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Pelo menos três pontos caros aos ruralistas serão usados para negociar a possível retirada da emenda no texto da medida provisória do Código Florestal que retira o status de área de preservação permanente em rios temporários, também chamados de intermitentes. A aprovação da emenda foi a gota d’água para o governo paralisar a continuação das votações no dia seguinte e transferir a reunião para o dia 28/08. Na tarde desta terça-feira, será retomada com força total.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo de sábado, os ruralistas aceitam retirar o destaque em troca de três reivindicações: suspensão de multas aplicadas até julho de 2008; liberação de projetos de irrigação em terras protegidas e aumento do perímetro que pode ser explorado no entorno das veredas.

Segundo informações veiculadas pela Agência Senado, também estão em discussão emendas que tratam de regras sobre o cálculo de Áreas de Proteção Permanente (APPs) em áreas do Cerrado e da Amazônia Legal, além da definição mais branda de faixa de recomposição mínima de mata nas nascentes e olhos d’água.

Durante essas duas semanas e meia, ruralistas, ambientalistas e governo negociaram. O senador Jorge Viana (PT-AC) considerou que a pausa na votação dos destaques favoreceu à retomada do diálogo.

A comissão, que se reunirá às 14 horas, terá o desafio de concluir os exames das 32 emendas que faltam, algumas com demandas que mudam o texto-base do relator Luiz Henrique (PMDB-SC), aprovado em julho antes do recesso parlamentar.

Após a apreciação dos destaques, o relatório da medida provisória que altera o Código Florestal será votado no plenário da Câmara, depois
seguirá para votação no Senado. Caso o texto seja modificado no Senado, voltará para a Câmara, que dará a palavra final. Caso as emendas modifiquem completamente o texto da medida provisória, o governo cogita deixar a MP perder a validade, o que significa não votá-la nas duas casas legislativas até o dia 8 de outubro.

 

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.