Salada Verde

Riocentro será entregue à ONU em 6 dias

Chave do centro de convenções será entregue na próxima terça-feira, quando as obras serão concluídas. Ajustes serão feitos até o dia 12.

Daniele Bragança ·
31 de maio de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ao centro da mesa de cinco integrantes, Laudemar Aguiar, secretário nacional de organização da Rio+20, durante coletiva desta quarta, 30/05. Foto: Divulgação/CNO
Ao centro da mesa de cinco integrantes, Laudemar Aguiar, secretário nacional de organização da Rio+20, durante coletiva desta quarta, 30/05. Foto: Divulgação/CNO

O cheiro sufocante de madeiras e carpetes sendo colocados é o que mais chama atenção na visitação às obras do Riocentro, onde será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. São 100 mil metros quadrados de pavilhão, sendo 23 mil metros quadrados ocupadas com tendas temporárias. É uma travessia incômoda para o nariz, por causa do odor, e sofrida para os pés, e recomenda-se usar sapatos confortáveis.

As obras, garante o secretário nacional de organização da Rio+20, Laudemar Aguiar, estão dentro do prazo: o cronograma prevê que tudo estará pronto no dia 5 de junho, quando às chaves do Riocentro serão entregues à ONU. No intervalo dos dias 5 à 12 de junho, haverá pequenos reparos e testes e “no dia 13 o Riocentro estará perfeitamente concluído e entregue para o funcionamento da conferência”, afirmou ele.

Estrutura de uma cidade
O Riocentro funcionará com energia própria, usando geradores capazes de atender a uma cidade de 120 mil habitantes. Serão 17 restaurantes, localizados no Pavilhão 2, e toda uma estrutura para atender 38 mil pessoas por dia. A área é 4 vezes maior do que a utilizada na Rio 92, considerada a maior conferência de meio ambiente já realizada.

A segurança ficará a cargo do Ministério da Defesa, que contará com o apoio de 1.200 homens somente do exército só para a área do Riocentro. Haverá também policiais militares, bombeiros e guardas municipais.

Virão delegações de pelo menos 176 países e 102 chefes de estado e de governo já confirmaram presença. Durante a coletiva dessa quarta, os jornalistas ficaram decepcionados quando Aguiar se recusou a dizer quem virá para a Conferência: “não cabe ao governo brasileiro, as delegações dos países é que podem responder a essa pergunta”, disse.

Transporte e trânsito
Não haverá estacionamento nos locais dos eventos, então é melhor optar pelo transporte público. Para o transporte dos credenciados que irão ao Riocentro ou a outros locais onde também funcionará a Conferência, serão utilizados 350 ônibus.

Entre a chegada dos chefes de estado e de governo até o último dia da Cúpula dos Povos, período entre o dia 18 e 23 de junho, o trânsito será perturbado pela passagem dos batedores com as comitivas oficiais. As linhas Vermelha e Amarela, Avenida das Américas, Orla da Zona Sul e o elevado da Perimetral, artérias importantes da cidade, terão o fluxo duramente afetado.

A Prefeitura do Rio já mostrou à imprensa os esquemas do trânsito durante coletiva de imprensa, na terça-feira. O power point da apresentação pode ser visto neste link.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.