Salada Verde

Dia Mundial do Meio Ambiente: Brasil sediará as comemorações

As celebrações globais do Dia Mundial terão como tema a economia verde, assunto principal da Conferência Rio+20, que o país também sediará.

Daniele Bragança ·
27 de fevereiro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente: é a segunda vez que Brasil sediará o evento. Foto: PNUMA.
Dia Mundial do Meio Ambiente: é a segunda vez que Brasil sediará o evento. Foto: PNUMA.

No campo da diplomacia ambiental, esse ano o Brasil parece estar revivendo 1992, mesmo que com novas roupagens. No começo da década de 90, o país sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92 (ou Eco-92) e no mesmo ano foi sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho. Em 2012, repetiremos a dose.  O Brasil sediará novamente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro. E de novo sediaremos as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que debaterá sobre a economia verde, também tema principal da Conferência da ONU.

O anúncio foi feito na quarta-feira (22) em Nairóbi, no Quênia, pelo Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, e pela Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, durante coletiva de imprensa: “Nós estamos muito felizes por sediar as celebrações globais pelo meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do Desenvolvimento Sustentável nas semanas que antecedem a Conferência Rio+20”, declarou a Ministra.

Segundo nota divulgada pela assessoria de Comunicação do PNUMA Brasil, o tema do evento esse ano “Economia Verde: Ela te inclui?” tem como objetivo “avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.”

O PNUMA define economia verde como um ambiente econômico que consegue atingir baixas emissões de carbono, eficiência na utilização de recursos naturais e, ao mesmo tempo, é socialmente solidário. Estaremos acompanhando.

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.