![]() |
Brasília – Depois de mais de um mês sem direção, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem oficialmente um novo presidente. Curt Trennepohl, ex-procurador federal do órgão, teve sua nomeação publicada nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU).
Funcionário de carreira, o jurista gaúcho vai substituir o presidente interino, Américo Tunes, que estava no cargo desde 12 de janeiro, quando o então presidente, Abelardo Bayma, pediu demissão. Tunes volta ao cargo de diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas.
Em 2006, Trennepohl escreveu o livro “Infrações contra o meio ambiente: multas e outras sanções administrativas – comentários ao Decreto nº 3.179, de 21.09.1999”, sobre a aplicação do Decreto que regulamentava, à época, a Lei de Crimes Ambientais. O livro atualizado com o novo decreto (6514) é considerado entre os servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) “a bíblia dos fiscais”.
Pela frente, o novo presidente terá alguns desafios, como a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente, pela qual os servidores lutam há cerca de cinco anos e que foi motivo de greve em maio do ano passado.
Outro desafio será a questão do licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, que conta com ampla oposição de ambientalistas, indígenas e moradores das áreas afetadas. O instituto concedeu, em 26 de janeiro, uma licença provisória, para a instalação do canteiro de obras, o que rendeu ações judiciais do Ministério Público do Pará contra a União. A licença, inclusive, teve pareceres contrários dos técnicos do Ibama. (Nathália Clark)
Leia mais
Presidente do Ibama é o primeiro a cair – sobre demissão de Aberlardo Bayma
Leia também
APIB alerta que acordo UE–Mercosul ameaça direitos indígenas e agrava crise climática
Entidade afirma que tratado comercial amplia pressão sobre territórios, ignora consulta prévia e transfere custos socioambientais ao Sul Global →
Diagnóstico Interno de Diversidade da Associação O Eco
Este diagnóstico apresenta o primeiro levantamento sistematizado de diversidade e representatividade realizado pela Associação O Eco. A iniciativa marca um passo importante no fortalecimento da transparência institucional e no aprofundamento do compromisso da organização com a reflexão crítica sobre quem são as pessoas que constroem, cotidianamente, o trabalho da associação. A realização deste diagnóstico só →
Homem é preso dentro da Reserva Biológica do Tinguá por extração ilegal de palmito
Ação do ICMBio apreende 72 unidades de palmito juçara e armas na unidade de conservação. Operação ocorreu após seis meses de investigação →





