Salada Verde

Ibama tem novo presidente

Depois de mais de um mês da demissão de Abelardo Bayma, ex-procurador federal e funcionário de carreira do órgão, Curt Trennepohl assume nesta sexta-feira. 

Redação ((o))eco ·
25 de fevereiro de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O novo presidente do Ibama era ex-procurador geral do órgão ambiental (foto: divulgação)
O novo presidente do Ibama era ex-procurador geral do órgão ambiental (foto: divulgação)

Brasília – Depois de mais de um mês sem direção, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem oficialmente um novo presidente. Curt Trennepohl, ex-procurador federal do órgão, teve sua nomeação publicada nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU).

Funcionário de carreira, o jurista gaúcho vai substituir o presidente interino, Américo Tunes, que estava no cargo desde 12 de janeiro, quando o então presidente, Abelardo Bayma, pediu demissão. Tunes volta ao cargo de diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas.

Em 2006, Trennepohl escreveu o livro “Infrações contra o meio ambiente: multas e outras sanções administrativas – comentários ao Decreto nº 3.179, de 21.09.1999”, sobre a aplicação do Decreto que regulamentava, à época, a Lei de Crimes Ambientais. O livro atualizado com o novo decreto (6514) é considerado entre os servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) “a bíblia dos fiscais”.

Pela frente, o novo presidente terá alguns desafios, como a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente, pela qual os servidores lutam há cerca de cinco anos e que foi motivo de greve em maio do ano passado.

Outro desafio será a questão do licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, que conta com ampla oposição de ambientalistas, indígenas e moradores das áreas afetadas. O instituto concedeu, em 26 de janeiro, uma licença provisória, para a instalação do canteiro de obras, o que rendeu ações judiciais do Ministério Público do Pará contra a União. A licença, inclusive, teve pareceres contrários dos técnicos do Ibama. (Nathália Clark)

Leia mais
Presidente do Ibama é o primeiro a cair – sobre demissão de Aberlardo Bayma

Leia também

Reportagens
27 de outubro de 2025

Crise hídrica no Amazonas: quando décadas de abandono encontram uma emergência climática

Na maior bacia hidrográfica do planeta, milhões de pessoas convivem com torneiras vazias ou água de má qualidade. Esta reportagem do Vocativo em parceria com O Eco mostra como falhas persistentes no abastecimento urbano e rural, somadas ao aquecimento global, impõem a contradição da sede em meio a rios gigantes — um alerta para o futuro da Amazônia e de quem nela vive.

Notícias
27 de outubro de 2025

A Caatinga virou pasto: macaco ameaçado já perdeu mais da metade de suas florestas

Estudo mostra que avanço do pasto e agricultura no bioma já reduziu em 54% a quantidade de florestas disponíveis para sobrevivência do guigó-da-caatinga

Notícias
27 de outubro de 2025

Proteger a Amazônia pode gerar US$ 784 bi ao Brasil

Novo mecanismo pode aquecer economias ao pagar pelo carbono capturado na restauração da floresta degradada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.