Salada Verde

ICMBio questionado por atropelamento de onça

O Instituto Justiça Ambiental move ação civil pública contra o Instituto Chico Mendes por conta de atropelamento de onça no Parque Nacional do Iguaçu.

Redação ((o))eco ·
16 de fevereiro de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A onça atropelada em 2009 é exemplo dado no processo do IJA (foto Acervo PARNA  Iguaçu)
A onça atropelada em 2009 é exemplo dado no processo do IJA (foto Acervo PARNA Iguaçu)

A organização não governamental Instituto Justiça Ambiental IJA está movendo uma ação civil pública contra o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMbio). A razão? O recorrente descumprimento do plano de manejo, que estabelece diretrizes básicas para o funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu.

Segundo a ação, o fato estaria causando a morte sistemática de diversas espécies de animais, algumas delas ameaçada de extinção, como o caso do atropelamento da onça-pintada em abril de 2009, relatado por ((o))eco.

“O descaso na administração do parque é visível e um bom exemplo disso é o desrespeito ao limite de velocidade dos veículos que circulam dentro da unidade. Tendo em vista que nós cidadãos pagamos impostos para que os parques sejam protegidos e possam cumprir sua função ambiental, cabe a nós como sociedade civil fazer valer o decreto que os criou”, comenta Cristiano Pacheco, diretor executivo do IJA.

O limite estipulado pelo plano de manejo é de 40 km/h para circulação de automóveis, porém as placas de limite de velocidade dentro do parque indicam o limite de 50Km/h e 60 km/h, o que coloca em risco permanente a fauna local. Além disso, a ação judicial também questiona o fato de que, pelo plano de manejo, somente veículos da concessionária Cataratas S.A teriam permissão para efetuar a condução dos turistas dentro do parque. Segundo a IJA, esta determinação também não vem sendo respeitada.

O número do processo é 5000872-38.2011.4.04.7002 e tramita na Vara Federal de Foz do Iguaçú. (Daniele Bragança)

Para saber mais
Tragédia anunciada – reportagem sobre atropelamento de onça no Iguaçu

Veja também
Especial Iguaçu 2010, por Marcos Sá Corrêa

Leia também

Colunas
15 de setembro de 2025

Amazônia não se sustenta sem o protagonismo feminino

Capacitar mulheres da floresta é abrir caminhos para que seus conhecimentos e talentos se convertam em renda, escolhas e protagonismo

Salada Verde
15 de setembro de 2025

Na Mata Atlântica, filhote de harpia ganha rastreamento inédito por GPS

Sinalização por satélite acompanhará em tempo real o voo da maior águia das Américas, no bioma mais ameaçado do Brasil

Salada Verde
12 de setembro de 2025

Mais de mil aves resgatadas do tráfico na região serrana do Rio de Janeiro

Quase duas centenas já morreram por maus tratos, enquanto as demais serão avaliadas para reintrodução na natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.