Salada Verde

Estabelecido o prazo para o fim dos “lixões”

Em um prazo de 180 dias o Ministério do Meio Ambiente, precisa elaborar a proposta preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. 

Redação ((o))eco ·
18 de janeiro de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

3 de agosto de 2014. Este é a data limite para o fim dos depósitos de lixo a céu aberto (os populares “lixões”). O prazo foi estabelecido pela “Lei do Lixo” (especificamente o artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS). Isso significa que os municípios brasileiros, para se adequar a nova legislação, terão que criar leis municipais para a implantação da coleta seletiva.

Em um prazo de 180 dias à partir da publicação da Lei (que aconteceu no fim de dezembro de 2010), a União, por meio do Ministério do Meio Ambiente, precisa elaborar a proposta preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Em 60 deve levar esta proposta a consulta pública.

Em sua versão preliminar, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos vai definir metas, programas e ações para todos os resíduos sólidos. Para sua construção, a ser coordenada por um comitê interministerial, será utilizada a experiência e estudos sobre resíduos sólidos já acumulados em 18 estados da Federação.

No PNRS há ênfase a chamada “logística reversa”, que compreende o conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Para mais informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, leia também
Lei do lixo é finalmente é regulamentada 

Leia também

Reportagens
4 de setembro de 2025

Conama aprova regras gerais para supressão autorizada de vegetação nativa no país

Brasil não tem dados transparentes sobre desmatamento autorizado em imóveis rurais. Conselho também aprovou moções importantes em reunião em Brasília

Reportagens
4 de setembro de 2025

Iniciativa já investiu mais de R$ 600 mi para conter desmate da soja no Cerrado

Para especialistas, o financiamento é positivo, mas salvar o bioma depende de mudanças estruturais na produção rural

Análises
4 de setembro de 2025

Da margem ao centro: comunidades articulam protagonismo climático em evento mandatado da UNFCCC

Encontro na Semana de Clima da África discutiu como garantir que vozes locais tenham peso real nas decisões globais sobre o clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.