Salada Verde

França quer aumentar caça de javali

Aumento da população do animal está causando acidentes nas estradas e prejuízo nas plantações. Temporada de caça vai durar todo ano.

Redação ((o))eco ·
5 de janeiro de 2011 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um dos assuntos que mais causou polêmica aqui em ((o))eco, a proibição de caça de javalis no Brasil deve continuar em voga em 2011. Isso porque a França acaba de anunciar que liberou a caça do animal durante todo o ano. O governo considera que é preciso fazer controle da população, já que, somente em 2009, 20 mil acidentes foram causados pelos animais nas estradas do país.

A caça de javalis na França tem batido recordes sucessivos, chegando a 560 mil indivíduos mortos no inverno de 2009. O número é dez vezes maior ao que se caçava há 30 anos. A temporada estendida se deve ao fato de que os javalis estão invadindo cidades e jardins, além de causarem impactos na agricultura. O aumento da população do animal, que é nativo da Europa, está sendo relacionado com possíveis mudanças climáticas no continente. O tempo mais ameno teria aumentado a oferta de alimentos.

No Brasil, os javalis foram introduzidos no século 19 e são agora considerados uma praga na região Sul do país. A caça do animal foi proibida no ano passado através de uma portaria do Ibama, causando revolta em agricultores e caçadores do Rio Grande do Sul.

Leia também
A caça ao javali e outras pragas

Leia também

Salada Verde
17 de outubro de 2025

Investigações sobre a ANM chegam ao STF e reacendem alerta sobre transparência no setor

Suspeitas de fraudes em licenças ambientais e influência política expõem fragilidades na regulação da mineração no Brasil

Salada Verde
17 de outubro de 2025

Meta do Brasil de acabar com desmatamento ilegal até 2030 não é suficiente, diz Carlos Nobre

Cientista climático rebate, no programa Roda Viva, declarações feitas por Alckmin. Para pesquisador, país precisa acabar com toda e qualquer destruição

Notícias
17 de outubro de 2025

Brasil tinha disponível menos de 1 bombeiro para cada 1.000 km² queimados em 2024

Mudanças climáticas aumentaram em até 30 vezes as áreas queimadas nas Américas, mostra dois estudos elaborados em parceria com o INPE

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.