Salada Verde

Porto desaba por irregularidades ambientais

Porto que desabou em Manaus no último domingo descumpriu condições da licença ambiental de instalação.

Redação ((o))eco ·
19 de outubro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Documentos da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) do Amazonas indicam irregularidades no Porto Chibatão, onde ocorreu um desabamento no domingo (17 de outubro), em Manaus. Dois trabalhadores desapareceram e dezenas de carretas carregadas com produtos importados afundaram no acidente.

De acordo com o Ofício da SNPH 198, de 2001, publicado na internet pelo Jornal Diário do Amazonas, o porto descumpriu exigências contidas na Licença de Instalação, concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), como evitar deposição de terras no Rio Negro. No Ofício, a SNPH, responsável pela navegação em rios no Amazonas, pede a suspensão da Licença de Instalação do porto.

O relatório destaca: “O que se questiona, mais uma vez, é o dano e agressão ao meio ambiente patrocinado pela construção do porto. De posse das licenças a empresa usou-as de forma a alterar e modificar o estado natural das praias e taludes naturais antes existentes”. De acordo com o Ofício, a documentação do Porto para início de funcionamento estava completa, mas as irregularidades que estavam sendo cometidas poderiam comprometer a navegação no Rio Negro e o acesso a portos vizinhos. (Vandré Fonseca)


Leia também

Colunas
14 de janeiro de 2026

As florestas que não podem ficar de fora das metas de 2026

Para evitar o colapso de ecossistemas e a morte de milhões de pessoas devemos priorizar ações para aprimorar a governança e o florestamento de regiões marinhas-costeiras

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Desmatamento já reduziu chuvas no sul da Amazônia, aponta estudo 

Pesquisa publicada na revista científica Nature indica que a perda de floresta enfraquece o ciclo da água e torna a região mais seca

Salada Verde
14 de janeiro de 2026

Suçuarana morre atropelada na Serra da Cantareira, em São Paulo

Incidente ocorreu na madrugada do último final de semana, em via sem monitoramento por câmera e sinalização adequada para travessia de animais; ONG convoca manifestação para domingo (18)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.