Salada Verde

Festa dos filhotes

Em primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca no litoral do Sul do país, pesquisadores surpreendem-se com número de juvenis.

Redação ((o))eco ·
4 de agosto de 2010 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
  Avistamento de fêmea e seu filhote
O Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil) com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou o primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca passando por toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, Unidade de Conservação de Uso Sustentável localizada entre o Balneário Rincão e o Sul de Florianópolis.

O monitoramento conseguiu registrar 37 baleias, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes, nas regiões entre Torres (RS) e a Praia da Pinheira (SC). Os locais de maior densidade de indivíduos foram nas praias ao sul de Santa Catarina, o que é mais comum para o mês de julho. Porém, esse período é o da chegada das baleias ao litoral brasileiro registrando, geralmente, números mais baixos do que a temporada, no mês de Setembro.

“O que nos surpreendeu neste ano foi a quantidade de 13 filhotes avistados, cerca de 30% do total contabilizado neste primeiro sobrevoo. Esta é a proporção que geralmente é registrada em setembro, quando a maioria das francas que estão em nosso litoral já deram à luz. Nossa estimativa é de que as baleias franca que visitaram o litoral brasileiro em 2007 retornem neste ano já com novos filhotes, em um novo ciclo reprodutivo. Isto representa um número de aproximadamente 100 baleias franca esperadas para 2010”, explicou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil), Karina Groch.

O programa, iniciado em Julho continua até novembro, período em que as baleias francas saem da costa brasileira para se alimentarem em áreas próximas à Antártida. O monitoramento informa sobre a posição, a velocidade e a direção de deslocamento dos cetáceos na área próxima a Imbituba, para evitar que baleias entrem na Área de Segurança ( raio de 2km a partir do bate-estacas). Nesse trabalho o PBF se distribui em três pontos de observação: Morro do Farol, na encosta oposta ao Porto de Imbituba e o terceiro ponto no costão Sul da Praia da Ribanceira. (Laura Alves)


Filhote de baleia franca
 

Mais informações em:  www.baleiafranca.org.br  e www.krillcom.com.br/promofranca  

Leia também

Notícias
24 de setembro de 2021

Ameaçado pelo avanço da agricultura, Pampa é o bioma que mais perde vegetação nativa

Levantamento do Mapbiomas mostra que em 36 anos o segundo menor bioma do país perdeu 21,04% de sua cobertura vegetal. Maior parte da perda foi para a produção de soja

Notícias
24 de setembro de 2021

Servidores da Bahia entram com ação contra “Secretária-Diretora” do Meio Ambiente no estado

Associação de servidores ambientais denuncia inconstitucionalidade do acúmulo de cargos de chefia na área ambiental do estado exercido por Márcia Telles há mais de 4 meses

Notícias
23 de setembro de 2021

Sociedade civil repudia propostas antiambientais da Economia

Planos de Paulo Guedes e setor empresarial para o meio ambiente estão sendo analisados pelo Ibama, que tem até dia 30 de setembro para responder

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta