| O que são Resex?
As resex são unidades de conservação designadas para o uso sustentável. Implementadas em àreas ocupadas por populações que sobrevivem de extrativismo, agricultura de subsistência e criação de animais de pequeno porte, as resex possuem o objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação ambiental, dos recursos naturais ali existentes e da cultural de populações tradicionais. Constituem-se em mão dupla da conservação, intervenção antrópica aliada ao desenvolvimento e exploração sustentável e proteção de áreas naturais previamente ocupadas. |
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi incumbido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Sete Lagoas de realizar estudos que analisem a real existência de atributos que justifiquem ou não a criação da Reserva Extrativista (resex)de Serra do Muquém, no Município de Corinto, situado na região centro-norte de Minas Gerais.
A solicitação para criação da nova unidade de conservação foi feita pela Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado, entidade representativa de 1238 famílias de 37 municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. O objetivo desse pedido é proteger a cultura e o modo de vida tradicional das comunidades rurais daquelas regiões.
Os estudos já haviam sido iniciados em 2006, porém não tiveram continuidade, uma vez que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), teria interrompido o trabalho antes de sua execução. Dessa forma serão retomados agora os estudos fundiários para a criação da reserva, a consulta aos órgãos fundiários para identificar e caracterizar os atuais proprietários da área proposta para a unidade, sob responsabilidade do ICMBIO.
Depois dos 120 dias conferidos ao ICMBIO para informar ao MPF os resultados, informando a necessidade ou não da proteção à área, caberá ao ministério tomar as providências finais. (Laura Alves)
Leia também
Entrando no Clima #60 – Fundo financiado por fósseis domina segundo dia da Cúpula dos Líderes
Lula propõe transição financiada pelo dinheiro de energia suja. Último dia de encontro que antecede COP30 também teve espaço para discutir proteção dos oceanos →
Ciência brasileira propõe nova economia climática e meta de carbono zero até 2040
Pesquisadores defendem protagonismo científico na COP30 e apresentam caminhos para adaptação e neutralidade climática com base em inovação, justiça social e desmatamento zero →
Mudanças climáticas são a principal ameaça para Patrimônios Naturais da Humanidade
Estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) traz alerta de que efeitos da crise climática são a ameaça que avança mais rapidamente →





