Salada Verde

Governo promete mais reservas no Cerrado

Acordo com Banco Mundial pode viabilizar criação de 2 milhões de hectares em áreas protegidas no bioma que já perdeu metade de sua vegetação

Salada Verde ·
15 de junho de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Mapa das queimadas no bioma Cerrado. Clique para ampliar
Mapa das queimadas no bioma Cerrado. Clique para ampliar

O Governo Federal e dos estados de Goiás e Tocantins firmaram ontem (14) um acordo com o Banco Mundial para a criação de dois milhões de hectares em unidades de conservação (UCs) no Cerrado, por meio da criação de novas áreas protegidas e expansão das já existentes. O acordo prevê investimento de 42,69 milhões de dólares no bioma, que já perdeu quase metade de sua vegetação original para o desmatamento calcado na expansão da soja, gado, carvorias, cana-de-açúcar, mineração e urbanização.

Atualmente, apenas 8,2% da área total do Cerrado estão dentro de áreas protegidas federais e estaduais, sendo 5,4% de “uso sustentável” (a maioria APAs), além de 4,4% em terras indígenas. O prazo para a criação das novas UCs é de quatro anos. Ministério do Meio Ambiente será responsável pela coordenação dos projetos de criação das áreas e a execução dos recursos ficará a cargo do Funbio.

Os recursos serão distribuídos em quatro projetos de conservação e uso sustentável da biodiversidade. Para sua execução, o Banco Mundial vai investir 13 milhões de dólares, sendo que os outros 29,69 milhões virão da contrapartida do Governo Federal e dos dois estados parceiros. Goiás e Tocantins integram o Programa Iniciativa Cerrado Sustentável, que tem por objetivo promover a conservação da biodiversidade e melhorar o manejo dos recursos ambientais e naturais do bioma.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, considerada a savana mais rica em biodiversidade do mundo, com 12 mil espécies de plantas nativas. No bioma estão concentradas as nascentes das bacias dos rios Amazonas, Prata e São Francisco. Mesmo com importância reconhecida, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que confere ao Cerrado status de Patrimônio Nacional está há 13 anos parada em Brasília. (Cristiane Prizibisczki)

Leia mais:

– Altas apostas no Cerrado

Leia também

Podcast
20 de novembro de 2025

Entrando no Clima #70 – Incêndio compromete andamento das negociações

No dia programado para sair os primeiros textos negociais, incêndio na zona azul muda os rumos da conferência do clima

Reportagens
20 de novembro de 2025

Andamento das negociações fica comprometido após incêndio nos espaços da COP30

Presidência da Cúpula e secretariado da ONU trabalham em plano para retomada das atividades. Se origem do fogo for por problema estrutural, futuro na COP30 está em xeque

Notícias
20 de novembro de 2025

Rápido como o fogo: desinformação vira arma política sobre incêndio na COP30

Fogo na conferência é usado nas redes para reforçar desinformação sobre obra chinesa presentada a Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.