Salada Verde

Ruído prejudica fauna

Estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution mostra que a barulheira de veículos, indústrias e outras atividades humanas afetam vida e reprodução de várias espécies.

Salada Verde ·
20 de outubro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution revisou os impactos sobre a fauna causados por ruídos originários de rodovias, áreas industriais e outras coisas que humanos constroem. Um grande número de espécies evita áreas com poluição sonora crônica, como os arredores de rodovias, e a reprodução de espécies que dependem de comunicação sonora, de anfíbios a aves, é prejudicada. Estes impactos estão sendo observados até mesmo em áreas protegidas.

Falando nisso, o ruído causado pelos vôos de helicóptero no Parque Nacional do Iguaçu são de tirar do sério qualquer um que queira aproveitar a natureza sem se sentir na marginal do Tietê. Também vale lembrar que é costume no Brasil usar estradas como limites para unidades de conservação e da “solução” aventada por Carlos Minc para proteger espécies na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica (RJ). Para o “especialista”, basta plantar umas chapas de ferro que ficará tudo bem para animais ameaçados que vivem naquela “área protegida”.

Saiba mais:
Solução à queima roupa
Grades para a perereca


Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Felipe diz:

    que estudo?que numero da revista? estudo de que autor?
    informação aleatória, fazer pesquisa no Brasil é horrível.


    1. Lucas Gaspar diz: