Reportagens

Entrevista: Gerald Schotman, cientista-chefe da Shell

Especialista defende estratégia da empresa de diminuir impacto de combustíveis fósseis e fazer transição gradativa para energias limpas.

Fabíola Ortiz ·
12 de março de 2013 · 11 anos atrás
Geraldo Schotman, durante evento promovido pela Shell. Foto: divulgação
Geraldo Schotman, durante evento promovido pela Shell. Foto: divulgação

Só em 2011, a gigante petrolífera holandesa, que opera em 80 países, teve um lucro de 31 bilhões de dólares e produziu 2% da produção mundial de petróleo e 3% de todo o gás produzido no mundo.

Em uma conversa franca, o cientista chefe da empresa deu exemplos de energias mais limpas no mundo e afirmou que as projeções para 2050 apontam para uma fatia das energias alternativas que chegará a 30% do total gerado no mundo.

Em 2012, pela primeira vez, espera fechar as contas com produção maior de gás natural do que petróleo, enquanto em 2011, a fatia do gás ficou em 48% da sua produção total.

A partir de 2011, a Shell fez uma parceria com a Cosan para produzir etanol. Juntas, criaram a marca Raízen, que já comercializa mais de 2 bilhões de litros por ano de etanol produzido no Brasil a partir de cana-de-açúcar – que gera teor mais baixo de carbono.

Schotman ainda falou sobre a polêmica da exploração de petróleo no Ártico. Segundo estimativas da US Geological Survey, o Ártico armazena até 30% do gás natural e cerca de 13% do petróleo mundial ainda não descobertos. Acredita-se que mais de 80% destes recursos estão localizados offshore.

No relatório de sustentabilidade da empresa, a “Shell reconhece que há uma certa oposição pública em relação ao futuro desenvolvimento dos recursos energéticos presentes no Ártico”, mas que mesmo assim não pretende paralisar sua operação.

((o))eco – É possível pensar em um futuro sustentável para o setor energético com a chamada “energia limpa”?
Gerald Schotman – Sim, acho que isso é possível, mas claramente ainda não estamos lá. A questão é que o mundo precisa de muita energia e de fazer isso o mais acessível, seguro e aceitável. Ou seja, como equilibrar os custos e torná-la uma energia verde. É muito mais que emissões de CO2, estou incluindo água e a nossa pegada ecológica, por exemplo. Uma mudança nesse sentido é passar a usar mais gás natural.

((o))eco – Quais exemplos o senhor pode dar sobre energias mais limpas?
Gerald Schotman – Há um exemplo no Catar, no Oriente Médio, onde temos uma usina de GTL (Gas-to-Liquids, ou gás para líquido, um processo que transforma gás natural em combustíveis líquidos). Essa usina foi projetada para não usar água doce de zonas áridas e não há intercâmbio de água com o ambiente externo. Isso mostra que é possível ter soluções de energia que não requerem água, e soluções de água que não requerem uma grande quantidade de energia.

Outro exemplo ainda é de pequeno porte, mas pode funcionar bem em larga escala. Em Omã, também no Oriente Médio, o desafio está em conseguir extrair mais dos reservatórios (de óleo). É possível fazer isso através da injeção de vapor. Assim, nos unimos a uma empresa que faz painéis solares que concentram a luz de espelhos para aquecer estufas, as quais geram vapor, que, por sua vez ajuda a extrair mais dos reservatórios.

((o))eco – Na Shell, qual é a fatia da produção energética a partir de fontes alternativas?
Gerald Schotman – Em 2050, o mundo precisará dobrar a sua capacidade de geração de energia em relação a hoje. A quantidade de energias alternativas no mundo é, em media, entre 3 e 4 %, alguns países têm mais, outros menos, mas é pouco. A projeção no mundo é que as alternativas devem crescer para 20 ou 30% do total em 2050. Ainda assim, 70% da demanda de energia terá que vir dos combustíveis fósseis. Na Shell, não optamos entre o fóssil ou alternativa. Ao mesmo tempo que é preciso ter uma agenda forte na área de alternativas, estamos investindo na segunda geração de biocombustíveis, de como evitar desperdício e gerar energia a partir daí. Os investimentos da Shell em tecnologia ultrapassam US$1,1 bilhão por ano nos últimos 5 anos.

((o))eco – O que a Shell vislumbra no campo das alternativas no Brasil?
Gerald Schotman – Aqui no Brasil são os biocombustíveis. Temos uma sociedade com a Cosan. Usamos a chamada tecnologia de segunda geração de biocombustíveis e assumimos um compromisso de não competir com alimentos e em ser “water neutral” (neutro em relação à utilização de água).

((o))eco – A exploração da Shell de petróleo no Ártico é alvo de críticas por parte de entidades ambientalistas, que querem frear essa iniciativa. É viável explorar petróleo no Ártico?
Gerald Schotman – O Ártico é uma área intocada e é correto que as pessoas estejam preocupadas e queiram saber os impactos na região. Ainda não estamos na fase de desenvolvimento, estamos na fase de prospecção e acreditamos ter princípios claros. Há décadas sabemos como operar e lidar com estes tipos de ambiente. Vamos continuar acompanhando o debate com as pessoas que estão preocupadas, vamos continuar sendo abertos e transparentes. Mas, sim, acreditamos que é viável trabalhar naquele ambiente e vamos demonstrar isso.

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.