Reportagens

REAMAR ataca sujeira na areia e mar da Urca

Coletivo de organizações públicas e civis organiza sábado de limpeza e educação ambiental no calçadão, na areia e até no fundo do mar.

Marcio Isensee e Sá ·
8 de outubro de 2012 · 13 anos atrás
Equipe do REAMAR: a força do coletivo está na variedade das instituições participantes. (Foto: Marcio Isensee)
Equipe do REAMAR: a força do coletivo está na variedade das instituições participantes. (Foto: Marcio Isensee)

O primeiro sábado do mês de Outubro, em plena primavera, foi um típico dia de verão carioca: calor, céu azul, praia e… lixo nas praias. Embora esta seja a realidade carioca, uma iniciativa coletiva está incentivando a mudança de comportamento através de ações de educação ambiental. Trata-se da REAMAR — Rede de Educação Ambiental Marinha, que realiza mensalmente um evento nas praias da Urca, o charmoso bairro carioca, localizado à beira da Baía da Guanabara.

A rede é um coletivo de organizações, públicas e civis, que trabalham com educação ambiental.  Entre mais de 20 participantes da rede, estavam presentes nesta 3a edição da ação na Urca o Instituto Moleque Mateiro (oficinas de sustentabilidade); Comlurb ( atividades recreativas e grupo “chegando de surpresa”); INEA ( oficinas com materiais reaproveitados); Projeto Grael (oficinas de nós náuticos e origami); Sea Shephard (exposição de fotos do lixo marinho e ação com mergulhadores)

O problema do lixo marinho não se limita a sujeira da areia, o problema mais aparente. O REAMAR trabalha com 3 linhas: no calçadão, concentram-se as atividades de educação ambiental; nas areias, voluntários catam o “micro-lixo” — cotocos de cigarro, plástico de canudos e outros lixos diminutos não coletados pelo serviço de limpeza — e o grupo “Chegando de Surpresa”, da Comlurb, realiza uma divertida ação de conscientização ao som de um belo samba-enredo; no mar, mergulhadores voluntários (apnéia e cilindro) fazem a limpeza dos costões, enquanto grupos de canoagem seguem até a ilha de ilha de Cotunduba para estender o escopo da limpeza da região.

“Nós trazemos 10 mergulhadores de cilindro e sacos de coleta e encontramos coisas meio absurdas, como: celular, tênis, fraldas usadas, pilhas, madeiras e pneus. Na última edição aqui na Praia Vermelha coletamos 70kg de lixo, disse Gisele Pontes, coordenadora de marketing do Instituto Sea Shephard.

Educação Ambiental

Para os integrantes da rede, o mais importante é influenciar os frequentadores da praia com bons princípios de educação ambiental. Felipe Albino, do Instituto Moleque Mateiro, explicita como funcionam as oficinas de sustentabilidade: “nosso objetivo é mostrar a população uma alternativa de reutilização de materiais tão facilmente descartados no dia-a-dia. Um exemplo é a oficina de plantio em garrafas pet”.

Com datas agendadas até o final do ano, o objetivo é que o REAMAR tenha desdobramento e se espalhe pela cidade. “O programa Sena Limpa, dos governos municipal e estadual, envolve 6 praias, São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme, Urca e Bica, que receberão investimentospara a sua despoluição, diz Pólita Gonçalves, gerente de educação ambiental do INEA. “A educação ambiental é o primeiro passo para o aumento do sentimento de pertencimento das pessoas, no uso sustentável dos espaços públicos”.

O velejador Lars Grael também esteve presente no evento. “O cidadão que passa por aqui muda a forma de pensar e de agir quando vê uma ação integrada como essa em defesa do meio ambiente, disse ele a ((o))eco.  “Quando eu era criança em Niterói, no Saco de São Franscisco, nós viamos estrela do mar, cavalo marinho, arraias, e isso sumiu com o tempo. A poluição foi um processo muito veloz, destruidor”.

 

 

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é comunicador e gestor de conteúdo, especializado em jornalismo e audiovisual socioambiental. Atua na lid...

Leia também

Salada Verde
24 de outubro de 2025

MPs firmam Declaração de Belém e assumem papel direto na agenda climática

Documento assinado durante evento preparatório da COP30 indica tentativa de alinhar sistemas de justiça ao combate a crimes ambientais e à pressão por cumprimento de metas climáticas

Salada Verde
24 de outubro de 2025

Governo publica decreto que obriga uso de plástico reciclado em novas embalagens

Medida assinada por Lula vinha sendo prometida desde 2023 e atende antiga demanda do setor de reciclagem; Norma institui o sistema de logística reversa de embalagens de plástico

Notícias
24 de outubro de 2025

Adiado acordo global para cortar emissões no transporte marítimo

A prorrogação foi pressionada por grandes produtores e consumidores de petróleo, como Arábia Saudita e Estados Unidos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.