Reportagens

Escola de ativismo realiza primeiro curso na Amazônia

Ferramentas ensinadas podem ser utilizadas em campanhas focadas em empresas e no governo. Primeiro curso no bioma foi em Manaus.

Karina Miotto ·
29 de março de 2012 · 12 anos atrás

Participante se prepara para um dos exercícios do curso, uma ação ativista fictícia. (Crédito: Karina Miotto)
Participante se prepara para um dos exercícios do curso, uma ação ativista fictícia. (Crédito: Karina Miotto)

Em 2011, depois da participação no TEDxAmazônia, o engenheiro florestal Marcelo Marquesini teve um “click”: por que não construir, de maneira coletiva, uma escola para aprimorar a qualidade do ativismo e a incidência política? Uma das coisas mais “marteladas” durante este evento que aconteceu em Manaus (Amazonas) foi o mantra “ninguém faz nada sozinho”. Então por lá mesmo contou a história para a designer Gabi Juns. Ela abraçou a ideia, convidaram outros 13 sonhadores e, em julho do ano passado, a Escola de Ativismo e Mobilização para a Sustentabilidade já havia capacitado 25 pessoas, com direito a uma ação de mobilização voltada à pegada ecológica em uma feira de rua do bairro Vila Madalena, em São Paulo.

O segundo curso aconteceu em Brasília e teve 25 participantes. O terceiro, em Manaus, no começo de março, teve 18. Em todos, há uma etapa online com leitura de diversos textos, imersão em algum lugar isolado e de preferência longe de celulares e, por fim, duas semanas de novos estudos pela internet para discussões pós-imersão. Tive o prazer de participar da edição amazônica, composta por um grupo que reuniu líderes comunitários, pesquisadores da área socioambiental, ativistas e jornalistas.

Os temas levantados tinham como pano de fundo a Amazônia, espalhada por nove estados do país, alguns deles – como Pará, Maranhão, Mato Grosso – comumente destacados não apenas por seus índices de desmatamento, mas pela violência no campo, onde pessoas são ameaçadas e não raro mortas por defenderem um novo modelo de desenvolvimento, com floresta em pé, nas regiões onde vivem. Marquesini deixa claro que o objetivo da realização do curso na capital do Amazonas não foi combater a violência na região, mas observa que as ferramentas ensinadas podem ser bem úteis na realização de campanhas e do ativismo pacífico.

Direitos humanos e violência na Amazônia
Morre Zé Cláudio, símbolo de luta pela castanheira
Na mira dos pistoleiros

Na etapa de imersão, as aulas começavam cedo, às 8h da manhã, e terminavam tarde, por volta de 19h, com vários intervalos no meio. A equipe, multidisciplinar, garantiu diversidade de temas e atividades, de uma longa palestra com Marcus Barros, ex-presidente do Ibama (Marina Silva também já palestrou em cursos da escola), dinâmicas de grupo, técnicas de reação não violenta em ações ativistas a filmes que abordam muito bem o tema, caso de “A Batalha de Seattle”, longa de 2007 e que retrata uma história real, passada em 1999, de protestos contra o capitalismo durante encontro, em Seattle, da Organização Mundial de Comercio (OMC).
 

Clique nas imagens para ampliar
Gabi Juns e Marcelo Marquesini
Gabi Juns e Marcelo Marquesini
Marcelo Marquesini, jornalista Tica Minami e o especialista em logística, David Madalena, são alguns dos instrutores do curso. (Foto: Karina Miotto)
Marcelo Marquesini, jornalista Tica Minami e o especialista em logística, David Madalena, são alguns dos instrutores do curso. (Foto: Karina Miotto)
Palestra de Marcus Barros (Foto: Karina Miotto)
Palestra de Marcus Barros (Foto: Karina Miotto)

Ao final da semana, os participantes foram convidados a pensar em campanhas e ações. Auto avaliação também fez parte do pacote de exercícios. A conclusão de muitos é que paixão para defender uma causa, por si só, não é suficiente. É preciso equilibrá-la com técnicas e estratégias e esperar por resultados que, às vezes, só são visíveis no longo prazo. Um bom exemplo é a campanha da pecuária, do Greenpeace. Dois anos e meio de trabalho resultaram no relatório “A Farra do Boi” e em denúncias de toda uma cadeia destrutiva da produção de carne que termina, muitas vezes, em produtos de grifes famosas no exterior, além de mais desmatamentos e escravidão nos rincões da Amazônia.

A pecuária globalizada da Amazônia

Na ocasião, frigoríficos comprometeram-se publicamente a não comprar mais gado de fazendeiros que, ilegalmente, colocavam a floresta abaixo para aumentar sua produção. A decisão chegou, inclusive, nas principais cadeias de supermercados do país.

Saiba mais sobre a Escola de Ativismo e suas atividades no bate papo que ((o)) eco teve com Marcelo Marquesini.

Cada curso é pensado de acordo com a região em que ele é oferecido?
Sim. Em São Paulo teve uma pegada mais urbana, em Brasília puxamos para o tema político e em Manaus, para o universo amazônico.
Você acredita que um curso de ativismo na Amazônia poderia, de alguma forma, favorecer o diálogo entre os atores da região?
A não violência, além de postura ética,  é uma estratégia de ação política e uma técnica de ação, de não reagir à polícia, seguranças. Isso não se aplica aos casos de ameaça de morte, velada, como vemos na Amazônia. A gente ainda não parou pra pensar se as técnicas que possuímos surtiriam efeito contra essa violência causada por um misto de ausência do Estado e de governança somado à natureza de pessoas que acham que tudo se resolve na bala. O viés da Escola de Ativismo é o da ação baseada na não violência contra empresas e governo. Isso é bem diferente.

O que existe em comum entre todos os cursos já oferecidos? Onde entra a questão da sustentabilidade?
Duas coisas são comuns: conceitos e ferramentas de campanhas e uma abordagem sistêmica entre economia e sustentabilidade . Neste caso, estou falando de três coisas: um capacidade de suporte do planeta, economia ecológica, pois a Terra já não aguenta mais o crescimento baseado no consumo. Não há recursos naturais suficientes para isso. O segundo ponto é a sociologia econômica, ou seja, as relações com dinheiro, o capitalismo. Isso tudo existe e você tem que se perceber dentro deste sistema. O terceiro é a desigualdade social, tão importante quanto o combate a pobreza. Mas, se determinarmos que todas as donas de casa deveriam lavar roupa em suas próprias máquinas – algo que acho muito justo e digno – isso seria sustentável para o planeta? Dá uma discussão enorme.

A Escola de Ativismo, por enquanto, oferece somente o curso básico. Há previsão de aumentar o número de opções?
Os módulos que compõem o curso-base deverão ser transformados em cursos autônomos, permitindo uma elaboração e uma vivência mais aprofundadas dos temas e das práticas a eles correspondentes. Os participantes não só terão a oportunidade de conhecer e refletir com mais profundidade as questões e desafios do ativismo contemporâneo, como eventualmente poderão especializar-se em determinados temas, processos ou técnicas de ação. Num primeiro momento, teremos então a elaboração dos seguintes produtos de aprendizagem, fruto dos desdobramentos do curso-base: teoria e prática da ação não-violenta; planejamento e execução de campanhas; pesquisa e investigação para campanhas; comunicação e ativismo; ciberativismo; ação de rua: logística, planejamento, operação; aspectos jurídicos do ativismo; lobby, entre outros mais.
 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.