Reportagens

Ruralistas perderam votos nas eleições

Maioria da bancada elegeu-se enfraquecida e enfrentará dificuldades frente ao crescimento dos ambientalistas. 

Nathália Clark ·
8 de outubro de 2010 · 13 anos atrás
Votação do relatório de Aldo Rebelo de alteração do Código Florestal: muito ruralista levantou a mão naquele dia (foto: Agência Brasil)
Votação do relatório de Aldo Rebelo de alteração do Código Florestal: muito ruralista levantou a mão naquele dia (foto: Agência Brasil)

Deputados identificados com o combate ao Código Florestal, legislação ambiental mais importante em termos de defesa e conservação dos ecossistemas no Brasil, defendendo, entre outras coisas, a anistia a desmatadores, enfraqueceram-se na disputa eleitoral.

A Frente Parlamentar da Agropecuária – mais conhecida como Bancada Ruralista, que defende os interesses do agronegócio e dos grandes produtores rurais – permaneu praticamente intacta. Mas pode-se notar “uma considerável erosão de votos”, como destacou Nilo D’Ávila, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace.

Das principais lideranças que congregam a bancada, nomes como o de Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator do parecer sobre as alterações no Código, conseguiram se reeleger, mas sofreram queda em relação às eleições de 2006. Aldo perdeu cerca de 37 mil votos, enquanto que Duarte Nogueira (PSDB/SP) decaiu 45 mil votos, Luiz Carlos Heinze (PP/RS) 25 mil votos, Onyx Lorenzoni (DEM/RS) 28 mil votos e Abelardo Lupion (DEM/PR), 60 mil votos.

Além destes, Valdir Colatto (PMDB/SC), ex-presidente da Frente, apesar de ter obtido mais de 86 mil votos nas eleições do último domingo, não foi reeleito por conta do coeficiente eleitoral, ou seja, a proporcionalidade dos votos: o coeficiente obtido entre a soma dos votos do partido e da coligação, e o número de vagas disponíveis. Colatto, no entanto, configura como primeiro suplente.

Outras perdas de peso para os ruralistas foram Anselmo de Jesus (PT/RO), Germano Bonow (DEM/RS) e Gervásio Silva (DEM/SC), que não obtiveram novo mandato; e Ernandes Amorim (PTB/RO), que está em suspenso por conta da Lei da Ficha Limpa.

Ruralistas Ambientalistas
Entraram

Aldo Rebelo (PCdoB/SP)
Abelardo Lupion (DEM/PR)
Onyx Lorenzoni (DEM/RS)
Duarte Nogueira (PSDB/SP)
Carlos Melles (DEM/MG)
Giovanni Queiroz (PDT/PA)
Homero Pereira (PR/MT)
Leonardo Vilela (PSDB/GO)
Luiz Carlos Heinze (PP/RS)
Marcos Montes (DEM/MG)
Moacir Micheletto (PMDB/PR)
Moreira Mendes (PPS/RO)
Odacir Zonta (PP/SC)
Paulo Piau (PMDB/MG)
Reinhold Stephanes (PMDB/PR)
Ronaldo Caiado (DEM/GO)
Blairo Maggi (PR/MT)

Saíram

Valdir Colatto (PMDB/SC)
Anselmo de Jesus (PT/RO)
Betinho Rosado (DEM/RS)
Gervásio Silva (DEM/SC)
Ernandes Amorim (PTB/RO)
Germano Bonow (DEM/RS)

Entraram

Rebeca Garcia (PP-AM)
Ivan Valente (PSOL-SP)
Rodrigo Rollemberg (PSB/DF)
Alfredo Sirkis (PV/RJ)
Leonardo Monteiro (PT/MG)
Dr. Rosinha (PT/PR)
Fernando Marroni (PT/RS)
Paulo Teixeira (PT/SP)
Ricardo Tripolli (PSDB/SP)

Bancada Ambientalista

Já do lado ambientalista, as perspectivas são alentadoras. Segundo D’Ávila, “tem sangue novo e motivado, como o Alfredo Sirkis (PV/RJ), que vem pelo Rio substituindo o Gabeira”. Mas, de acordo com ele, ainda temos que aguardar para ver a atuação desses novos nomes, “pois ser do PV não significa que vai ser ambientalista”, afirmou.

Para ele, alguns deputados, como o Dr. Rosinha (PT/PR) e o Ivan Valente (PSOL/SP) tiveram uma votação surpreendente. “E no caso do Ivan, só podemos computar isso a favor da defesa do Código Florestal”, declarou.

Dos nomes de maior destaque da Frente Ambientalista nas eleições, o deputado Dr. Rosinha teve um aumento de 69 mil votos, em 2006, para 93 mil votos em 2010; Fernando Marroni (PT/RS) cresceu de 70 para 87 mil; Ivan Valente ganhou significativos 105 mil votos a mais nesta eleição; e Rebecca Garcia (PP-AM) ganhou 65 mil novos votos.

Outros candidatos que se elegeram e que são possíveis contribuições à bancada são: o deputado Jorge Khoury (DEM/BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Luiz Carreira (DEM/BA). Também foram eleitos Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), desta vez para o Senado; Leonardo Monteiro (PT/MG); Paulo Teixeira (PT/SP); e Ricardo Tripolli (PSDB/SP).

Um dos nomes que os ruralistas vêm defendendo como forte agregado, o de Blairo Maggi (PR/MT), ex-governador do Mato Grosso e senador eleito, não é uma ameaça do ponto de vista de Nilo D’Ávila.

“Não colocaria o Maggi na barca ruralista. Ele não é um ambientalista, mas acho que pode fazer a diferença no diálogo entre as duas frentes. Uma pena é que o PV não tenha conseguido transformar os votos que a Marina obteve em novos mandatos”, concluiu o ambientalista.

Saiba mais
Relatório do Aldo anistia crimes ambientais

  • Nathália Clark

    Nathalia Clark é jornalista na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, justiça social e direitos humanos.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.