Reportagens

Jóia goiana

Investimentos em gestão e pesquisas não acompanham a importância biológica do Parque Nacional das Emas. É uma das últimas chances de conhecer uma área original do Cerrado.

Andreia Fanzeres ·
19 de fevereiro de 2008 · 16 anos atrás

Para chegar ao Parque Nacional das Emas é bom que o visitante esteja avisado: vai ter que rodar centenas de quilômetros se quiser conhecer uma das mais importantes áreas de Cerrado que restaram no Brasil. A monotonia da paisagem não cessa nem quando se atinge a cidade mais próxima do parque, Chapadão do Céu (GO), que fica a apenas 27 quilômetros (Km) de uma das entradas. Por lá, embora as referências às emas estejam em toda parte, não espere encontrar estrutura para turistas, como opções de hotéis, restaurantes e de lembrancinhas da região. Os cinco mil habitantes dali se acostumaram a ver mais pesquisadores, estrangeiros e observadores de aves do que brasileiros interessados em curtir as férias no Cerrado.

Mas quem se anima a ir, não tem do que se arrepender. De Brasília são quase 750 Km de distância. De Cuiabá, cerca de 650 e de Campo Grande mais uns 350 Km de estradas, a maioria em condições ruins. Só que esse cantinho entre os três estados do Centro-Oeste é uma dádiva para amantes e estudiosos da biodiversidade. Muito próximo de seus limites ficam as nascentes de importantes rios, como o Araguaia, que pertence à bacia amazônica, o Taquari, um dos principais e mais doentes do Pantanal, além de diversos outros que descem para a bacia do Prata, afloramentos e áreas de recarga do aqüífero Guarani. Mas visitá-los não faz parte do roteiro, pois, salvo as nascentes do Taquari, essas outras áreas estão fora de áreas protegidas.

Melhor aproveitar o que Emas oferece. E não é pouca coisa. Só dentro do parque existem cerca de 300 quilômetros de estradas, de onde é possível observar rastros de grandes animais, ou eles próprios se o visitante tiver sorte, como os tamanduás, que se camuflam muito bem no mato alto. Com muito mais sorte, há quem consiga ver uma onça.

Clique aqui para conhecer as belezas e os desafios para cuidar deste parque – seção de fotos.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.