Reportagens

Remando contra a corrente no Pantanal

Pesquisador defende uso econômico controlado da fauna como meio para se valorizar e preservar o bioma. Para ele, Brasil ganharia mais regulando do que proibindo a atividade.

Aldem Bourscheit ·
11 de novembro de 2008 · 15 anos atrás

Ele chegou ao Pantanal na metade dos anos 1980, período de intensiva caça de jacarés para extração de peles. Na região, se dedicou a estudar conservação da fauna. Doutor em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), pesquisador da Embrapa e professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Guilherme de Miranda Mourão tem idéias que podem mexer com os brios de certos ecologistas e defensores dos animais. Para ele, o Pantanal pode comportar o manejo controlado de animais como o jacaré, sem prejuízos à espécie. O pesquisador também defende o turismo de observação como incentivador da conservação regional e aponta a falta de debate sobre o futuro pantaneiro.

O Eco – Quando você chegou ao Pantanal e qual seu trabalho na região?

Guilherme Mourão (GM) – Cheguei como estagiário, em uma quarta-feira de cinzas de 1985, e hoje atuo com biologia da conservação de várias espécies pantaneiras e orientando alunos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Programa de Ecologia e Conservação. Várias teses de alunos multiplicam minha capacidade de trabalho. Junto à Embrapa, pesquiso como desenvolver o Pantanal de forma preservada. Quando cheguei aqui, vim para trabalhar com peixes, mas rapidamente passei a atuar com jacarés. À época, a Embrapa via a espécie como recurso utilizável e eu penso assim até hoje. Os jacarés eram caçados ilegalmente e pesquisávamos se essa extração era sustentável do ponto de vista biológico e se era possível criar e implementar planos de manejo para atender à demanda.

O Eco – Esse ciclo das peles de jacarés, como surgiu e que efeitos ambientais e econômicos provocou?

GM – Na década de 1980, o Pantanal iniciou um período de cheias expressivas, até por volta do ano 2000. Naquela época, a caça clandestina foi muito intensa e o Estado respondeu tentando coibir a atividade, criando as polícias ambientais e uma legislação repressiva. Pessoas morreram nesse processo. Era guerra. Começamos a trabalhar com jacarés, vivos e caçados. Em toda apreensão, éramos chamados e medíamos as peles, ou quando encontrávamos acampamentos abandonados de caçadores medíamos crânios. A percepção da sociedade era de que o jacaré estava em extinção pela caça intensiva. Mas quando cheguei à região, literalmente tropeçava em jacarés. As populações eram vigorosas e não vi a espécie em perigo em nenhum momento. O próximo passo foi divulgar esses dados. A caça seguiu intensa até 1992, quando uma repulsa mundial incidiu sobre peles de crocodilianos e outros produtos. Deixou de ser moda usar uma bolsa ou outro produto de jacaré. A procura e os preços caíram muito no mercado internacional. Até hoje isso não foi retomado de forma expressiva.

O Eco – O Brasil perdeu uma oportunidade para organizar o manejo de uma espécie, optando apenas por medidas repressivas?

GM – Sim. Na época deveriam ter sido desenvolvidos instrumentos legais e ocorrido investimentos para capacitar instituições em monitoramento e controle. Com muita água, há muito jacaré, e há grande demanda internacional. Assim, mesmo se extraindo parte de uma população, ela é capaz de se recuperar. Claro que isso deve ocorrer conforme critérios científicos que limitem quantidades e definam locais de captura. Outros países fazem isso. Quando a caça era legalizada no Brasil, na década de 1960, éramos o maior exportador de peles de crocodilianos. Agora, com a opção por criadouros legalizados, nossa participação é irrisória.

O Eco – Isso ocorreu por quê? É mais fácil proibir do que regular?

GM – É verdade. Sempre que os dirigentes têm algum problema de difícil solução, a primeira reação é proibir tudo. Tudo isso poderia ter sido mais bem pensado.

O Eco – Que outros países manejam jacarés e qual a situação da espécie nesses locais?

GM – Os Estados Unidos sempre usaram sua fauna silvestre. Lá a caça de jacarés foi proibida até que estudos fossem feitos, quando a atividade foi retomada, com sistemas de controle diferenciados em vários estados, como Louisiana e Flórida. O país tem aumentado sua participação no mercado mundial, com cerca de 200 mil peles por ano e as populações de jacarés estão muito bem. A Bolívia tem cota anual de 50 mil peles por ano, autorizado pela Cites (Convenção Internacional sobre Comércio de Espécies Ameaçadas). Agora, a extração boliviana de jacarés ocorrerá em áreas muito próximas à fronteira brasileira. Deveríamos estar nos informando sobre essa iniciativa.

O Eco – Essa prática é realmente sustentável, não pode prejudicar a espécie?

GM – O pior que pode ocorrer a uma população silvestre é não se saber nada sobre ela. Se há uma população isolada entrando em declínio, é preciso acompanhar o processo. Foi assim que perdemos a ararinha-azul. Quando se tem uma atividade econômica controlada e legalizada sobre uma espécie, isso pressupõe monitoramento, com biólogos realizando contagens e controlando a saúde dessas populações. Se algo de errado for detectado, há tempo para se fazer o necessário. Nesse sentido, acredito que é preferível uma população sendo usada do que não se ter informação alguma sobre ela. Além disso, somos o país com mais espécies e vários compromissos internacionais assinados obrigando sua conservação. Se formos apenas gastar dinheiro a fundo perdido para proteger essas espécies, vemos países mais pobres em biodiversidade, como os Estados Unidos, fazendo uso dessas riquezas. Acho essa divisão injusta.

O Eco – O manejo do jacaré ou de outra espécie associado ao turismo pode ser uma alternativa econômica para o Pantanal?

GM – Aproveitar a fauna silvestre como recurso cênico é sensacional. Países da África tem usado desse artifício com grande entrada de recursos e resultados positivos para a conservação. Gostaria de ver o mesmo acontecendo aqui, pois temos muitas espécies com apelo turístico. A variedade de aves no Pantanal é tremenda, observadores de aves do mundo todo vem para cá. Também há espécies carismáticas, como a ariranha, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira com seu design tão diferente. Gostaria de ver esses “produtos” valorizados como forma de conservação de habitats e de espécies.

O Eco – Por que o brasileiro não conhece o Pantanal?

GM – O Pantanal ainda é caro para o padrão dos brasileiros. Um passeio pelo Rio Paraguai em um grande barco-hotel ou a hospedagem nos maiores hotéis-fazenda custam tanto quanto uma viagem internacional. Essa questão terá que ser equacionada, se houver mesmo uma opção pelo turismo. Outro problema se verifica em meses como agosto e setembro, quando a fumaça de carvoarias chega a impedir poucos e decolagens de aviões menores na região. Como trazer turistas para ficar tossindo com toda essa fumaça? Hoje, o desmate cresce porque pecuaristas precisam aumentar suas áreas para poderem competir com quem produz no Cerrado e outras regiões. Isso vai na contramão do turismo. Precisamos definir qual desenvolvimento queremos para o Pantanal.

O Eco – Quais são outras ameaças ao bioma?

GM – No momento, estou especialmente preocupado com barragens para usinas hidrelétricas, principalmente pelo grande número de pequenas (PCHs). O Pantanal é um sistema que existe pela variação de cheias e de vazantes. Hidrelétricas contrariam essa lógica, põem por terra o principal mecanismo que fez do Pantanal o que ele é.

Confira aqui texto sobre uso econômico do jacaré, por Guilherme Mourão.

Veja mais:

Herdeiros da guerrilha pantaneira
Um voto pelo Pantanal

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
11 de novembro de 2008

Um voto pelo Pantanal

Reconhecido como Patrimônio da Humanidade desde 2000, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense concorre, entre vários outros pontos no globo, ao título de nova maravilha do mundo. Para votar pela beleza brasileira, basta clicar aqui. Amanhã (12), alías, é dia do bioma. A data rende homenagem ao ambientalista e jornalista Francisco Ancelmo de Barros, o Francelmo, que durante 25 anos se dedicou à  preservação do Pantanal. Veja mais:Remando contra a corrente no PantanalHerdeiros da guerrilha pantaneira

Reportagens
11 de novembro de 2008

Herdeiros da guerrilha pantaneira

Policiais militares enfrentam luta diária contra ilegalidades ambientais, sempre com parcos recursos. Aguardam mais apoio dos governos estaduais e federal.

Reportagens
13 de novembro de 2008

Tempo quente na planície alagada

Setor de turismo em Corumbá (MS) pressiona presidente do ICMBio para liberar pesca no entorno do Parque Nacional do Pantanal. Chefe da unidade é contra.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.