Reportagens

Predadores profissionais

Crime em Roraima confirma que atividade ilegal para atender a demanda por carne de tartaruga cresce. O Ibama em Brasília não ouviu alerta de seus próprios funcionários.

Gustavo Faleiros ·
17 de novembro de 2006 · 17 anos atrás

A tocaia contra funcionários do Ibama, armada esta semana em Roraima, é a confirmação de que a caça a quelônios (tartarugas, cagatos e jabutis) definitavamente deixou de ser uma atividade de pequena escala, realizada apenas por populações ribeirinhas. De acordo com agentes de fiscalização que trabalham na proteção das praias onde os animais fazem sua desova, os tartarugueiros estão cada vez mais bem equipados com lanchas, ferramentas de comunicação e armas. São os resultados de uma atividade altamente lucrativa, cujos mercados estão concentrados nas cidades de Manaus e Belém.

Na terça-feira, uma equipe do Ibama formada por dois guias, um veterinário e um agente de fiscalização foi surpreendida por um barco com quatro homens em um afluente do Rio Branco que abriram fogo contra eles. O guia José Santos Cruz foi morto e outras três pessoas ficaram feridas. Tanto o órgão ambiental quanto a polícia suspeitam que os criminosos sejam fornecedores ilegais de quelônios em Manaus.

“Antes, a caça de tartarugas era feita por pescadores com canoa a remo, hoje quem atua tem barcos melhores que os nossos e utilizam rádio para se comunicarem com bases de apoio”, conta Otacílio Neves Júnior, o mais antigo funcionário do Ibama de Roraima a trabalhar com tartarugas. Segundo ele, quando o Projeto Quelônio foi iniciado há quinze anos, o trabalho consistia em educar os ribeirinhos sobre os danos causados pela alimentação à base das espécies com casco.

Os ovos e a carne de tracajá, como é conhecido o quelônio mais visado, sempre foram tratados como iguarias na região Norte do país. E são especialmente procurados nesta época do ano, porque as comemorações de fim de ano coincidem com o período em que milhares de tartarugas se tornam alvos fáceis nas praias em que desovam. As praias do Rio Branco são apenas uma das fontes para as tartarugadas manauaras. Animais do rio Purus e Solimões também atendem a esta demanda. “É uma questão complicada, onde se misturam degradação ambiental e fatores culturais”, resume o coordenador de operações de fiscalização do Ibama em Brasília, Aristides Salgado Neto.

O fato é que paralelamente à caça ribeirinha, a captura em larga escala visivelmente ganhou folêgo nos últimos cinco anos. De acordo com relato de Neves Júnior são diversas quadrilhas compostas por “malandros” de Manaus atraídos pelo lucro fácil. Uma tartaruga grande vale entre 300 reais e 600 reais na capital amazonense. Muitos atravessadores aliciam comunidades locais para se tornarem fornecedoras de animais de casco, pagando-lhes combustíveis e equipamentos para o trabalho.

Consumo de luxo

Para Moisés Rodrigues, Chefe de Fiscalização do Ibama de Roraima, a captura ilegal de quelônios começou a ser financiada porque o consumo dos animais está ligado a pessoas com o alto poder aquisitivo em Manaus. “Quem está por trás disso, é gente com dinheiro”, garante. Operações realizadas nas redondezas do Rio Branco durante este ano apreenderam barcos e equipamentos dos traficantes. Desde então, conta Rodrigues, os tartarugueiros começaram a ameaçar fiscais do Ibama. “Quem usa um colete do Ibama está na mira”, diz. Era o caso de Pimenta, que apesar de trabalhar apenas como colaborador do orgão, usava vestimentas do Prevfogo quando foi morto com um tiro no peito.

Na opinião do presidente da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestre, Dener Giovanini, não é possível subestimar o organização destas quadrilhas. Ele lembra que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Animais indicou que muitas vezes a captura ilegal está atrelada a dinheiro sujo de drogas e armas.

A coordenadora de proteção e manejo do Centro de Reptéis e Anfíbios do Ibama, Vera Lúcia Luz, afirma que recentes apreensões feitas na bacia do Amazonas já deveriam ter mobilizado uma fiscalização mais acirrada do órgão ambiental contra os tarturegueiros. Neste ano, foi apreendido um barco com 1,9 mil filhotes nas cercanias de Manaus. Em 2005, 1,1 mil tracajás adultos foram pegos em operações no Baixo Rio Negro, região que se tornou a rota dos tartarugueiros que vão a Roraima. “A gente vem falando sobre este problema faz tempo, mas parece que não é prioridade”, diz Vera Lúcia, sem esconder insatisfação. Neves Júnior, do Ibama de Roraima, também reclama. “Hoje quem fiscaliza, como este pessoal que foi atacado, faz por amor, não há recurso.”

A saída para combater o tráfico de tartarugas tem sido apostar em criadouros legalizados. Hoje o Centro de Reptéis e Anfíbios já licenciou 120 criadouros na Região Norte, e há cerca de 100 mil animais prontos para o abate. Para aumentar o comércio legal, o Ibama chega a doar 10% dos carregamentos de tartarugas apreendidas para que reproduzam em cativeiro. Assim mesmo, relata-se que, em Manaus, quem quer fazer uma “boa tartarugada” está sempre atrás das espécies retiradas do rio.

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.