Reportagens

Sinal vermelho

Todo ano, cerca de 2,5 milhões de animais morrem atropelados no país. Algumas estradas adotam medidas para poupar a fauna, mas não há uma lei que exija isso.

Jaime Gesisky ·
27 de abril de 2005 · 19 anos atrás


Na minha longa viagem, pude ver estendidos na pista tamanduás, cobras, pássaros, lagartos e outros bichos que já nem parava mais para checar – se não, não chegaria nunca ao destino.

Um grupo de pesquisadores peso-pesado – entre os quais os biólogos Marcelo Gordo (Universidade Federal do Amazonas), Flávio Rodrigues (Universidade Federal de Minas Gerais), Wagner Fischer (Ibama) e Leandro da Silveira (Fundo para a Conservação da Onça Pintada) e Laury Cullen Jr. (Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ) – levantou dados inéditos em várias regiões do país e fez uma projeção que aponta para a matança de cerca de 2,5 milhões de animais por ano nas estradas pavimentadas ou não.

Os números não se limitam aos animais que ficam com as vísceras à mostra na beira da pista para o horror de quem passa. É que muitos bichos, depois de receberem a pancada violenta, saem titubeantes e vão morrer longe da estrada. Ou então, quando servem, acabam virando iguaria na mesa de apreciadores de carne silvestre “fresca” e grátis.

Um capítulo à parte na lista dos atropelados é o dos insetos que, se alguém ainda duvida, também pertencem à fauna e desempenham papel ambiental de suma importância, seja polinizando as plantas seja servindo à cadeia alimentar da natureza. No caso deles, o cálculo é mais difícil de fazer, mas Wagner Fischer, do Ibama, arrisca estimar que cerca de 7,5 milhões de insetos são pulverizados por carros e caminhões nas estradas do país.

Além da enormidade dos números, há um agravante: muitos atropelamentos acontecem próximos a importantes áreas de preservação ambiental, cujo papel é resguardar para o futuro amostras dos principais ecossistemas brasileiros. Como os animais são parte fundamental desses ambientes, é o equilíbrio ecológico e a biodiversidade nacional que estão indo para o cemitério.

Pelas contas dos biólogos, só entre os animais vertebrados, o número de espécies vítimas de atropelamento chega a 180, das quais 19 estão na lista das espécies ameaçadas do Brasil. Entre elas, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), o Tatu-canastra (Priodontes maximus), o cachorro-vinagre (Speothos venaticus), a jaguatirica (Leopardus pardalis), a onça-pintada (Phantera onca), a sussuarana (Puma concolor) e outros.

Estes bichos chegaram à lista dos ameaçados de extinção devido, principalmente, ao desmatamento e ao tráfico. Com os altos índices de atropelamentos, essa modalidade de crime ambiental passa a concorrer entre os fatores que estão acabando com a fauna nativa.

Solução? Tem sim. Por exemplo, adotar passagens subterrâneas ou passarelas nas rodovias para os animais silvestres, instalar cercas de proteção e redutores de velocidade, promover campanhas educativas nas estradas. “Mas nenhuma dessas medidas sozinha pode resolver o problema. Tem que haver integração das ações”, afirma Wagner Fischer.

Pelas leis brasileiras, o empreendedor não está obrigado a tomar essas providências quando abre uma estrada. Só o faz se houver empenho dos órgãos licenciadores (órgãos municipais e estaduais de meio ambiente ou o Ibama, dependendo da abrangência da obra) ou pressão de organizações civis, que são mais ágeis por natureza.

Em março deste ano, a ong Pró-Carnívoros conseguiu junto ao Ministério Público do Distrito federal condicionar o licenciamento da duplicação da rodovia BR-020 a uma série de medidas de proteção à fauna. A ong considera a obra uma ameaça aos mamíferos da Estação Ecológica de Águas Emendadas, a 45 km de Brasília. A duplicação deve sair este ano, devidamente equipada com cercas e passagens subterrâneas para salvar a pele dos bichos. Ponto para os ambientalistas.

No caso do asfaltamento da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA) e margeia várias áreas de preservação ambiental e reservas indígenas, o Ibama decidiu se antecipar. Exigiu que os riscos diretos à integridade da fauna fossem considerados desde o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Um censo dos atropelamentos na estrada constatou o óbvio: que na parte asfaltada eles se intensificam, por causa do aumento da velocidade dos carros. Entre os bichos atingidos, estavam tamanduás, capivaras, cobras, tatus e até jacarés. O estudo não detalha as medidas preventivas que serão adotadas, mas fala em “diversas pontes, que podem se configurar em destacadas estruturas de passagem de fauna”.

De sua parte, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) diz estar negociando com os órgãos licenciadores programas de educação ambiental e medidas mitigadoras para obras. Segundo Angela Parente, coordenadora geral de Meio Ambiente do DNIT, a estratégia é centrar os esforços nos novos empreendimentos, pois a maioria das estradas antigas foi construída antes mesmo da Lei de Crimes Ambientais (lei 9.605, de 1998).

Para que a solução do problema não fique restrita a casos específicos, o país precisa estabelecer marcos legais que exijam a proteção à fauna nas estradas como uma regra geral. Já houve tentativas de aprovar no Congresso uma lei nesse sentido, mas elas fracassaram pela pressão dos que acham que proteger os animais é mais uma exigência ambiental exagerada atravancando o progresso. Menos sujeito a lobbies do gênero, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) pode tomar a iniciativa e criar Resoluções para frear o massacre da fauna nas estradas. Resta saber se ele está disposto assumir essa bandeira.

* Jaime Gesisky é jornalista ambiental e consultor do Ibama.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.