Notícias

Criada frente parlamentar em defesa da agroecologia

Grupo debaterá ações direcionadas à promoção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agroecologia e da produção orgânica.

Redação ((o))eco ·
10 de agosto de 2012 · 13 anos atrás
Evento em que foi criada a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica. Foto: Paulo de Araújo/MMA
Evento em que foi criada a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica. Foto: Paulo de Araújo/MMA

Na última quarta-feira (8), o parlamento ganhou a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica. Segunda a própria frente seus objetivos são promover o debate acerca de uma agricultura livre de agrotóxicos e fortalecer, através do parlamento, políticas públicas direcionadas à produção orgânica e à agroecologia.

Segundo Luci Choinacki, deputada federal do PT por Santa Catarina e líder da frente, “além de aspectos ambientais, a atividade considera aspectos sociais, éticos e políticos da agricultura, valoriza os saberes populares, o modo de vida camponês e a economia solidária e ecológica”

De acordo com informações da sua assessoria de imprensa, mais de 200 parlamentares já aderiram à Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica. A coordenação conta com 10 parlamentares.

Estiveram presentes no lançamento, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Acredito que estamos na reta final da discussão, no âmbito do governo, do que seria o Programa Nacional de Agroecologia. Nós entendemos que é um dos assuntos prioritários, não só pela questão do meio ambiente por causa da sustentabilidade, mas por produzir alimentos mais saudáveis”, disse Izabella.

Além dos ministros, também participaram do lançamento da frente, o Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e representantes de movimentos sociais e ONGs, como o Greenpeace, a Contag, a Articulação Nacional da Agroecologia e o Instituto Sociedade População e Natureza.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS, da Câmara dos Deputados e da Ascom/MMA.


Leia também

Salada Verde
20 de junho de 2025

Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebe novos servidores públicos

Os vinte aprovados no último concurso foram nomeados pelo MGI. Autarquia ligada ao MMA, o JBRJ coordena a avaliação de risco de extinção da flora nacional

Salada Verde
20 de junho de 2025

Artistas e influenciadores assinam manifesto em defesa do meio ambiente e das demarcações das Terras Indígenas

Evento no RJ teve a participação das ministras Marina Silva, Sonia Guajajara, da deputada federal Célia Xakriabá e de diversas personalidades da cultura brasileira

Salada Verde
20 de junho de 2025

Projeto de conservação da biodiversidade será realizado no Paraná

Idealizado pela SPVS, o projeto tem foco na mitigação e adaptação e propõe o uso de soluções baseadas na natureza para a região sul de Curitiba

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.