Notícias

Ibama divulga números dos licenciamentos ambientais de 2011

Número de licenças cresce 32% em relação ao ano anterior. Previsão é que licenciamentos no setor elétrico e de infraestrutura disparem.

Daniele Bragança ·
19 de janeiro de 2012 · 14 anos atrás
Licenciamento ambiental de redes de transmissão foi o que mais cresceu em 2011. foto: divulgação PAC-Governo Federal
Licenciamento ambiental de redes de transmissão foi o que mais cresceu em 2011. foto: divulgação PAC-Governo Federal
O Ibama divulgou ontem o balanço do ano de 2011 de atividades do órgão e os números de novos licenciamentos impressionam: com uma média de 2,5 licenças emitidas por dia,  foram dadas 624 licenças ambientais, número que representa um aumento de 32% em relação a 2010. Ele foi puxado principalmente pelo sistema de transmissão de energia elétrica, que cresceu 77%. A emissão de Termos de Referência, que subsidiam a elaboração dos estudos de impacto ambiental, também cresceu outros 77%.

Além disso, foram realizadas 20 audiências públicas, produzidos 2.392 documentos técnicos, indeferidos 4 pedidos de instalação de empreendimentos e devolvidos 10 estudos ambientais. 

A previsão do Instituto é que o número de licenciamentos ligados ao setor de Energia só vai aumentar. Conforme previsto no Plano Decenal de Expansão de Energia, até 2020, a extensão de linhas de transmissão no Brasil crescerá 42.5 mil quilômetros e, em geração, 33.3 Giga watts.  Das linhas de transmissão, 76,26% devem ser licenciados pelo Ibama. Para as hidrelétricas, esse número solta para 95%.   

Na área de transporte, o Ibama deverá licenciar 12.790km a mais de ferrovias e 8 mil km de rodovias, até 2015.

Por causa do Pré-Sal, outro setor que terá aumento expressivo no número de solicitações de licenças é o setor de produção de petróleo,. Até 2020 a produção de petróleo passará de 2,325 milhões para 5,756 milhões de barris/dia, salto de 226,33%.

Para atender a crescente demanda, em 2010, o governo publicou novas regras para o licenciamento ambiental no setor de portos, rodovias, exploração de gás e petróleo e linhas de transmissão de energia. Em 10 anos, houve um aumento de 700% nos pedidos feito ao Ibama.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Podcast
8 de novembro de 2025

Entrando no Clima #60 – Fundo financiado por fósseis domina segundo dia da Cúpula dos Líderes

Lula propõe transição financiada pelo dinheiro de energia suja. Último dia de encontro que antecede COP30 também teve espaço para discutir proteção dos oceanos

Notícias
7 de novembro de 2025

Ciência brasileira propõe nova economia climática e meta de carbono zero até 2040

Pesquisadores defendem protagonismo científico na COP30 e apresentam caminhos para adaptação e neutralidade climática com base em inovação, justiça social e desmatamento zero

Notícias
7 de novembro de 2025

Mudanças climáticas são a principal ameaça para Patrimônios Naturais da Humanidade

Estudo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) traz alerta de que efeitos da crise climática são a ameaça que avança mais rapidamente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.