Considerada uma das localidades mais visitadas pelos turistas de natureza, a Ilha Grande deve ser atingida pela mancha de óleo formada com o vazamento ocorrido na última sexta-feita por um navio-tanque da empresa Modec.
De acordo com a Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, o óleo já atingiu a praia do Bonfim em Angra dos Reis, localizada a próxima do centro e utilizada pela população.
Embora não possa ser comparado com vazamento recente da Chevron no campo de Frade, quando 400 mil litros de óleo foram derramados em alto mar, o vazamento de 10 mil litros ocorreu em um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro. A mancha de óleo também deve atingir a Restinga da Marambaia, zona militar conservada utilizada para descanso dos presidentes da República.
A secretaria carioca anunciou uma multa de 10 milhões de reais. Após sobreevoo na área neste domingo, o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc, afirmou que apesar de pequeno, o vazamento representa ameaça para a biodiversidade marinha. O secretário também aproveita a ocasião para acelerar o processo de criação da Área de Preservação Ambiental da Ilha Grande
“Não queremos engessar a economia da região, mas o crescimento de algumas atividades, como a do petróleo, não pode inviabilizar outras atividades importantes, como o turismo e a pesca, e a preservação de espécies marinhas, como a dos golfinhos,” disse Minc, segundo nota distribuída neste domingo.
Leia também

Investigações sobre a ANM chegam ao STF e reacendem alerta sobre transparência no setor
Suspeitas de fraudes em licenças ambientais e influência política expõem fragilidades na regulação da mineração no Brasil →

Meta do Brasil de acabar com desmatamento ilegal até 2030 não é suficiente, diz Carlos Nobre
Cientista climático rebate, no programa Roda Viva, declarações feitas por Alckmin. Para pesquisador, país precisa acabar com toda e qualquer destruição →

Brasil tinha disponível menos de 1 bombeiro para cada 1.000 km² queimados em 2024
Mudanças climáticas aumentaram em até 30 vezes as áreas queimadas nas Américas, mostra dois estudos elaborados em parceria com o INPE →