Notícias

Um parabéns com muito trabalho

Dois dias após seu aniversário, Parque Nacional da Tijuca assina 3ª edição de acordo de cooperação para gestão compartilhada com o ICMBio.

Felipe Lobo ·
22 de julho de 2011 · 14 anos atrás
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinou, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a 3ª edição do acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. Desta vez, o Plano de Revitalização desta que é uma das mais conhecidas e importantes unidades de conservação do país, por estar em meio à capital do estado fluminense, foi incorporado ao processo e inclui melhorias na infra-estrutura a serem realizadas até dezembro de 2013.

As áreas destacadas pelo acordo são: fiscalização e monitoramente, controle de queimadas, administração, uso público, educação ambiental, pesquisa e manejo dos recursos naturais, vigilância, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, cultura e meio ambiente e há um espaço aberto para outras que sejam definidas pelas partes envolvidas ao longo dos anos.

Com um escopo tão amplo, fez-se necessário criar um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão com a incumbência de monitorar a execução do plano de trabalho. Em 30 dias uma portaria será publicada para indicar os membros do grupo. Um dos primeiros pontos a receberem atenção será o Complexo Paineiras, que receberá estacionamento e melhoria no fluxo rodoviário, além de estruturas de apoio à visitação.

Vale ressaltar que o Parque Nacional da Tijuca – que mereceu uma bela crônica de Pedro da Cunha e Menezes sobre o seu reflorestamento e em homenagem ao aniversário, celebrado neste dia 20 de julho – é um dos mais visitados de todo o país. Isto acontece muito em função da Pedra da Gávea, Pedra Bonita (com sua pista de vôo livre) e, claro, a estátua do Cristo Redentor, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo.

Entre os que assinaram o acordo, estão: governo do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) e a Empresa Municipal de Vigilância S.A.. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, também fazem parte.

Links Externos:
Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca
ICMBio


  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.