Notícias

Banco Mundial financia projeto de gestão de água no Brasil

Empréstimo vai financiar o Interáguas, programa que  visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres.

Daniele Bragança ·
18 de julho de 2011 · 13 anos atrás

O Banco Mundial (Bird) anunciou na quarta-feira, dia 13, a aprovação de um empréstimo de 107,3 milhões de dólares para o Programa Federal de Desenvolvimento do Setor Hídrico (Interáguas) e um sistema de gestão de desastres naturais na região nordeste.

O empréstimo vai financiar o Interáguas, programa administrado pela Agência Nacional das Águas (ANA) em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e da Cidades, e visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres, a ser implementado na região Nordeste.

Em seu comunicado, o Bird afirmou que apesar de o Brasil possuir quase 20% da água doce do mundo, o país é marcado por uma distribuição muito desigual da provisão de água e enfrenta um crescente número de desastres naturais como inundações e secas, com grande impacto social, e que o empréstimo marcará mais uma etapa de investimentos do Banco no setor hídrico, que investe no setor no Brasil desde 1971.

O projeto vai apoiar os esforços do Brasil para oferecer acesso equitativo, confiável e sustentável aos serviços de abastecimento de água e saneamento, por meio de um planejamento integrado e eficaz em todo o setor. O objetivo é otimizar investimentos públicos, maximizar o retorno econômico e social, e garantir a sustentabilidade ambiental e social, destacou o Bird no comunicado.

{iarelatednews articleid=”24899,24894,16324,15266″}

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
21 de maio de 2024

Um dos deputados mais antiambientais até 2022, Nelson Barbudo está de volta à Câmara

1º suplente do PL-MT, Barbudo tomou posse hoje à tarde; ele já defendeu a legalização da caça, a limitação de multas ambientais a R$ 5 mil e criticou desintrusão de terra indígena

Reportagens
21 de maio de 2024

Brasil não renovará acordo com criador alemão de ararinha-azul

A medida não afetaria a recuperação e a conservação da espécie ameaçada de extinção e exclusiva da Caatinga, avalia o ICMBio

Reportagens
21 de maio de 2024

Crise climática e lacunas no conhecimento pioram risco de zoonoses

Enchentes no Rio Grande do Sul têm um aspecto epidemiológico importante, chamando atenção para o fato de sabermos muito pouco sobre os riscos reais de zoonoses no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.