Notícias

Brasileira encara desafio de bike para arrecadar dinheiro para Unicef (parte I)

A ciclista Tarsila Mercer topou uma dura travessia nos Andes para levantar R$ 4.100 destinados a um projeto com crianças na Bolívia.

Daniel Santini ·
28 de junho de 2011 · 13 anos atrás
São Paulo – Tarsila Mercer de Souza, de 25 anos, começou a andar de bicicleta com regularidade em São Paulo em janeiro deste ano, após ter sido ajudada por um Bike Anjo. Quando criança, nunca teve o hábito de pedalar. Aprendeu tarde demais e, no fim, tinha vergonha das outras crianças que já sabiam. Além disso, o fato de ter crescido em uma região central de São Paulo também não ajudou. Faltou espaço e sobrou preocupação da mãe.

Acabou descobrindo a paixão pela bicicleta somente no ano passado, após férias no exterior. “Ia fazer um trajeto de conhecer a França e a Espanha, passando por Paris, Lyon, Aix en Provence, Avignon, Barcelona, Granada, Malaga e Sevilla. Logo que cheguei, fiquei enlouquecida com um monte de bicicletas”, conta, entusiasmada. “As pessoas se entendendo no trânsito, em plena Praça da Bastilha. Aluguei uma bike por lá, com muita dificuldade no meu francês inexistente. Ainda não tinha entendido como alugar uma Vélib, então fui a uma bicicletaria. Acabei me perdendo no meio de um chuvaço de verão e me apaixonei”, completa.

Foi o início de uma relação diferente com a bicicleta. Optou por pedalar na maioria das cidades que passou na viagem e, quando voltou a São Paulo, procurou um sistema de aluguel parecido com os que tinha conhecido na Europa. Tentou pedalar na cidade com uma bicicleta do UseBike, mas, sem preparo físico, sem saber altura correta do selim e sem se adaptar com o tamanho do quadro das bicicletas disponíveis, acabou desistindo. Bastaram alguns meses, porém, para em meio a uma reviravolta na sua vida pessoal, com o fim de um relacionamento, decidir comprar uma bicicleta.

Pesquisando, caiu na lista da Bicicletada, conheceu o Bike Anjo, começou a ir nas aulas de flamenco pedalando e, em 29 de janeiro foi na sua primeira Massa Crítica. Em fevereiro, empolgada com a bicicleta e, ao mesmo tempo, envolvida com projetos sociais da empresa em que trabalha, tudo começou a acontecer. Descobriu um desafio interno cuja meta era arrecadar 1.500 libras (cerca de R$ 4.100) para a Unicef e completar uma viagem de bicicleta no Peru (confira o trajeto, em inglês). A empresa aceitou bancar a viagem de 40 funcionários que topassem não só cumprir o percurso, como também arrecadar o dinheiro para um projeto da Unicef na Bolívia (leia mais a respeito, em inglês). “Parecia que tudo tinha sido desenhado para mim, só teria que me virar para arrumar a arrecadação e condicionamento físico”, conta Tarsila.

A arrecadação está sendo organizada nesta página (clique para ajudar!). Até a publicação deste texto, ela já havia arrecadado 453 libras, 30% do que precisa para fazer a viagem sair do papel. A ideia é reunir o valor até 7 de setembro. Quanto ao condicionamento físico, mais informações sobre a preparação estarão disponíveis aqui no ((o))eco Bicicletas e ((o))eco Aventura ainda esta semana.

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.