Notícias

Instituto Butantan busca nome para jararaca-ilhoa

Museu Biológica faz concurso para chamar atenção para espécie rara e endêmica da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo.

Daniele Bragança ·
17 de junho de 2011 · 15 anos atrás
Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

O Museu Biológico do Instituto Butatan
abriu votação na internet para escolher o nome do mais novo morador da casa: um filhote de jararaca-ilhoa que nasceu no seu berçário, no dia 1º de março.

A votação, que se encerra no próximo dia 26, tem seis nomes para ser escolhido pelo público: Aureio, Fiuk, Homer, Jack, Neymar e Yubá. No dia 1º de julho, quando o animal completará 4 meses, será anunciado o nome escolhido.

A jararaca-ilhoa é uma espécie rara, ameaçada de extinção e originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 30 km da costa.

A espécie, como o próprio nome sugere, é um animal insular, e portanto, tem hábitos alimentares diferentes das jararacas do continente. Como não há mamíferos na ilha, as cobras jovens se alimentam de anfíbios, lagartos e lacraias e as adultas principalmente de aves migratórias. As adultas são arborícolas, ou seja, vivem em árvores e de hábitos diurnas. Já as mais jovens são noturnos, devido aos hábitos de suas presas. No site da instituição, o público tem acesso a mais curiosidades sobre a espécie, além de jogos de colorir e, o principal, escolher o nome do filhote.

Click aqui para votar

Giuseppe Puorto - Instituto Butantan
Giuseppe Puorto – Instituto Butantan

{iarelatednews articleid=”17433,16660,19885″}

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.