Notícias

Após uma semana, morte de metalúrgico ciclista segue ignorada

De modo geral, a morte do metalúrgico de 40 anos ficou totalmente à margem, quase absolutamente esquecida. Coube a um fotógrafo de uma agência de notícia registrar o acidente.

Ardilhes Moreira ·
15 de junho de 2011 · 13 anos atrás

Se forem católicos, os parentes de Rubens Cardoso dos Santos devem ter celebrado hoje a missa de sétimo dia de sua morte. O acidente que fez o metalúrgico entrar para as estatísticas da Concessionária Nova Dutra ocorreu na quarta-feira, 8 de junho. Foi atropelado enquanto pedalava para chegar ao trabalho e o motorista responsável pela colisão não parou para prestar socorro.

O atropelador se limitou a deixar o corpo no chão e seguir com o pé na tábua sentido Rio de Janeiro, talvez com vontade de esquecer que naquela manhã, por volta das 6h30, passou pelo quilômetro 222 da Dutra, na altura da cidade de Guarulhos. Naquele local não há acostamento por aproximadamente dois quilômetros. Foi justamente naquele ponto que a bicicleta de Rubens foi arremessada para fora da pista.

De modo geral, a morte do metalúrgico de 40 anos ficou totalmente à margem, quase absolutamente esquecida. Coube a um fotógrafo de uma agência de notícia registrar o acidente. Bicicleta destruída, alguns itens de segurança destroçados e uma carteira de habilitação categoria D clicada sobre o capô de um carro de polícia. Na reprodução do documento, a foto de Rubens aparece um pouco fora de foco, distorcida.

O ciclista trabalhador não tinha, em um primeiro momento, nada que fizesse sua história aparecer nos jornais. No dia seguinte, nenhum noticiou o fato. Os portais de notícia também não encontraram motivo para registrar a morte do metalúrgico. “Era um brasileiro comum, trabalhava em uma prensa”, conta o amigo Wender Cayres, de 37 anos.


De bicicleta para o trabalho
Wender conviveu com Rubens por aproximadamente cinco anos. Moravam no mesmo bairro e trabalharam na mesma empresa. Pouco tempo, mas o suficiente para conhecer como vivia o ciclista morto na estrada. “Ele usava a bicicleta todo dia, fim de semana ele aparecia aqui com ela”, lembra o amigo.

Rubens deixou um casal de filhos, que devem ter 9 e 12 anos segundo o amigo. “A vida dele era os filhos dele. Não fazia um esporte no fim de semana”, comenta. Se não era um jogador de futebol ou ciclista amador, é certo que estava longe de ser sedentário: o metalúrgico pedalava aproximadamente 19 km entre sua casa, no Itaim Paulista, e a empresa onde trabalhava em Guarulhos. O tempo e o dinheiro que sobravam ele investia no imóvel. “Tinha uma casinha simples, que ele construiu sozinho.”

O amigo não se lembra de que Rubens reclamasse do esforço das pedaladas ou do trânsito. Mas, os colegas tinham medo. “Por incrível que pareça, na última vez que eu o vi ainda brinquei dizendo que ele era louco de ir pedalando (para o trabalho). Ele disse que ia pelo acostamento, quando precisava atravessar a Dutra ele usava a passarela”, disse o amigo

Na trágica quarta-feira, o ciclista esqueceu o celular em casa. Com o atraso e a ausência de qualquer notícia, coube aos colegas de empresa a busca pelo acidentado. Só os mais próximos souberam o destino do ciclista. Para eles e para a família, não morreu anônimo. Para nós, virou apenas estatística.

* Especial para ((o)) eco Bicicletas. Ardilhes Moreira é jornalista, tem duas bicicletas e vai todo dia para o trabalho da Barra Funda até a Avenida Paulista pedalando.

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.