Notícias

Ibama anuncia aumento na equipe de brigada contra queimadas

Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo) ganhou 30 novos profissionais. Na seca de 2010, queimadas aumentaram 85% em relação ao mesmo período de 2009.

Daniele Bragança ·
8 de junho de 2011 · 13 anos atrás

Trinta novos brigadistas foram empossados nesta segunda-feira, dia 6. O grupo vem reforçar a equipe do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo), responsável pelo combate e prevenção de incêndios florestais.

Os brigadistas foram empossados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante evento em comemoração a Semana do Meio Ambiente na sede do Ibama em Brasília.

De acordo com informações do site do Ministério do Meio Ambiente, a ministra Izabella Teixeira afirmou que o fogo é o primeiro passo para o desmatamento ilegal, e esta será uma tropa de resposta rápida, sediada em Brasília, que terá a missão de combater incêndios em qualquer ponto do Brasil.

O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, presente no evento, ressaltou as ações do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo), que completou 10 anos em 2011.

O PrevFogo foi instituído em 1999, pelo decreto Nº 2.959 (http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/D2959.htm), tem mais de dois mil brigadistas capacitados para combater incêndios florestais e está presente em 18 estados.

O desafio de combate às queimadas é grande. O aumento expressivo dos focos de fumaça ano passado foi a soma de tempo seco; desmatamento (o fogo é usado limpar o solo depois do desmatamento); seca na Amazônia ou práticas medievais de agricultura, como prepara o pasto com fogo.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.inpe.br/ ) (Inpe) em 2010, os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto.

Saiba mais

Mapa interativo Queimadas 2010

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.