Trinta novos brigadistas foram empossados nesta segunda-feira, dia 6. O grupo vem reforçar a equipe do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo), responsável pelo combate e prevenção de incêndios florestais.
Os brigadistas foram empossados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante evento em comemoração a Semana do Meio Ambiente na sede do Ibama em Brasília.
De acordo com informações do site do Ministério do Meio Ambiente, a ministra Izabella Teixeira afirmou que o fogo é o primeiro passo para o desmatamento ilegal, e esta será uma tropa de resposta rápida, sediada em Brasília, que terá a missão de combater incêndios em qualquer ponto do Brasil.
O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, presente no evento, ressaltou as ações do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas (PrevFogo), que completou 10 anos em 2011.
O PrevFogo foi instituído em 1999, pelo decreto Nº 2.959 (http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/D2959.htm), tem mais de dois mil brigadistas capacitados para combater incêndios florestais e está presente em 18 estados.
O desafio de combate às queimadas é grande. O aumento expressivo dos focos de fumaça ano passado foi a soma de tempo seco; desmatamento (o fogo é usado limpar o solo depois do desmatamento); seca na Amazônia ou práticas medievais de agricultura, como prepara o pasto com fogo.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.inpe.br/ ) (Inpe) em 2010, os incêndios no Brasil aumentaram 85% entre 2009 e 2010, comparando o período entre 1º de janeiro e 12 de agosto.
Saiba mais
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →





