Daniele Bragança
Em comunicado à imprensa divulgado na segunda-feira, dia 2 de maio, O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social anunciou seu apoio à proposta de consenso para 16 pontos específicos do Código Florestal Brasileiro, elaborado pelo Diálogo Florestal.
Formado por 64 signatários, entre empresas do setor de base florestal e algumas organizações socioambientais em atuação no Brasil, o Diálogo Florestal preparou um documento que busca o consenso entre os setores interessados na mudança do Código Florestal.
Lançada em 24 de março depois de oito meses de discussão, as 16 propostas foram apresentadas a integrantes da Câmara conciliatória do Código Florestal na Câmara dos Deputados aos representantes do poder Executivo envolvidos na discussão do tema e à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Agora, com a eminência da votação do Relatório Final do Código Florestal na Câmara dos Deputados, o Instituto Ethos mobiliza seus associados para aderir ao manifesto “Por um Novo Código Florestal Moderno e Necessário para o Desenvolvimento do Brasil”.
Segundo nota divulgada à imprensa, 24 empresas já aderiram à iniciativa. “O Código Florestal é o marco legal necessário e adequado para, por meio da busca desse equilíbrio, adaptar o País à realidade das mudanças climáticas e contribuir para a construção de uma economia inclusiva, verde e responsável. As propostas do Diálogo Florestal apontam para essa direção e, por isso, decidimos endossar essa importante iniciativa”, afirma Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.
“O apoio do Instituto Ethos mostra que construímos uma alternativa viável e reforça a amplitude das propostas, mostrando que extrapolam o setor de base florestal, beneficiando toda a sociedade”, comenta Jose Luciano Penido , presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), uma das empresas que compõem o Diálogo Florestal.
Acesse aqui o comunicado do Instituto Ethos sobre a adesão ao movimento.
Para saber mais
Os 16 pontos elaborados pelo Diálogo Florestal
Leia também
Países prometem fortalecer comunidades locais e povos indígenas na proteção de florestas globais
ONGs pedem que tais pessoas acessem recursos diretamente e que projetos e soluções sejam concebidos e liderados por elas →
Entrando no Clima #59 – Cúpula dos Líderes com discurso por fim dos fósseis e Coca-Cola a R$ 25
Direto de Belém, ((o))eco repercute o primeiro dia do encontro que precede a COP30 e conta bastidores do evento →
ISA apresenta propostas para transição climática justa na COP30
Documento reúne experiências e recomendações de povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia e Mata Atlântica →





