Notícias

Instituto Ethos defende consenso em torno do Código Florestal

Entidade que reúne as maiores empresas do país lança comunicado à imprensa defendendo mudanças acordadas dentro do Diálogo Florestal.

Redação ((o))eco ·
3 de maio de 2011 · 15 anos atrás

Daniele Bragança

Em comunicado à imprensa divulgado na segunda-feira, dia 2 de maio, O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social anunciou seu apoio à proposta de consenso para 16 pontos específicos do Código Florestal Brasileiro, elaborado pelo Diálogo Florestal.

Formado por 64 signatários, entre empresas do setor de base florestal e algumas organizações socioambientais em atuação no Brasil, o Diálogo Florestal preparou um documento que busca o consenso entre os setores interessados na mudança do Código Florestal.

Lançada em 24 de março depois de oito meses de discussão, as 16 propostas foram apresentadas a integrantes da Câmara conciliatória do Código Florestal na Câmara dos Deputados aos representantes do poder Executivo envolvidos na discussão do tema e à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Agora, com a eminência da votação do Relatório Final do Código Florestal na Câmara dos Deputados, o Instituto Ethos mobiliza seus associados para aderir ao manifesto “Por um Novo Código Florestal Moderno e Necessário para o Desenvolvimento do Brasil”.

Segundo nota divulgada à imprensa, 24 empresas já aderiram à iniciativa. “O Código Florestal é o marco legal necessário e adequado para, por meio da busca desse equilíbrio, adaptar o País à realidade das mudanças climáticas e contribuir para a construção de uma economia inclusiva, verde e responsável. As propostas do Diálogo Florestal apontam para essa direção e, por isso, decidimos endossar essa importante iniciativa”, afirma Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

“O apoio do Instituto Ethos mostra que construímos uma alternativa viável e reforça a amplitude das propostas, mostrando que extrapolam o setor de base florestal, beneficiando toda a sociedade”, comenta Jose Luciano Penido , presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), uma das empresas que compõem o Diálogo Florestal.

Acesse aqui o comunicado do Instituto Ethos sobre a adesão ao movimento.

Para saber mais
Os 16 pontos elaborados pelo Diálogo Florestal  

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.