Fotografia

Outras Galerias
Capas
Tapaculo-de-colarinho PDF Imprimir E-mail
05/07/2008, 16:08
O Tapaculo-de-colarinho (Melanopareia torquata) é uma ave endêmica do Cerrado, encontrada no sul do Pará, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, de São Paulo à Bolívia e extremo nordeste do Paraguai. Essa espécie está na categoria “em perigo”, na lista dos animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo. Habita os campos cerrados, com maior população nos cerrados ralos, savanas ricas em cupinzeiros e campos sujos.

As imagens foram realizadas na Estação Ecológica de Itirapina, localizada a 230 km de São Paulo, onde foram encontrados dois ninhos de Tapaculo-de-colarinho documentados até os filhotes abandonarem o ninho. Nessas áreas, o Tapaculo-de-colarinho, assim como muitas espécies de sub-bosque desaparecem devido à relativa sensibilidade às alterações do habitat.

Para captação das imagens, eu demorei semanas, submetido a chuvas, insetos e condições desfavoráveis. Utilizei técnicas e equipamentos diversos (telemetria, GPS, playback e lentes de grande alcance), além de esconderijos, já que é uma ave pequena e de difícil aparição. Mas todo esforço é recompensado pelas imagens inéditas desta espécie.

*Rodrigo Z. Damiano é biólogo e documentarista de natureza.

Leia mais sobre o Tapaculo-de-colarinho em texto das pesquisadoras Mieko Ferreira Kanegae e Marina Telles Marques da Silva, da USF e da UFSCAR.


Comentários
Adicionar RSS
que beleza
Edinaldo polisczuk 22/10/2008 15:48:05

Sou estudante de ciençias biologicas e esse ser realmente é muito lindo mesmo,
como deus foi tão perfeito em fazer um se tão lindo desse jeito!!! Agora só
falta nos seres humanos preservar essa natureza tão linda
Escrever comentário

Comentários são moderados e aceitos sempre
que não trouxerem termos abusivos ou ofensivos.


Nome:
Email:
 
Título: