Fotografia

Registro da fauna pantaneira

O Pantanal continua sendo um dos locais favoritos para os fotógrafos de natureza. Veja ensaio feito no Refúgio Ecológico Caiman.

Palê Zuppani ·
29 de março de 2011 · 15 anos atrás
O Pantanal é um tema muito explorado pelos fotógrafos de natureza, principalmente pela facilidade de se clicar a rica fauna desse bioma. Veados, tamanduás, araras, onças e muitos outros animais são mais facilmente avistados no pantanal do que em qualquer outro bioma no Brasil. Na última viagem ao pantanal, passei 40 dias no Refúgio Ecológico Caiman no Pantanal Sul, onde essa fauna foi a grande protagonista. Assobiei para onça pintada, entrei num bando de queixadas, escalei árvore para ver araras, e muitas outras aventuras foram necessárias para buscar o algo a mais nas fotos, sendo que cada foto tem sua história, e um pouquinho dessas histórias estão a seguir.

Palê Zuppani
Fotógrafo e viajante de alma! ”…parece que tudo acontece ao mesmo tempo. Os momentos, os sentimentos, os aprendizados, as mudanças… a vida… de muitas formas e o tempo todo. E quando vejo, sinto, aprendo, mudo… vivo… surge a vontade de transmissão, e nesse mesmo tempo, meu olhar atravessa a lente e tiro uma foto. Cada foto tem sua história…”. Palê está no começo de sua vida como fotografo e contribui com para vários meios de comunicação, livros, exposições, projetos autorais e pesquisas ambientais. Parte do seu acervo está sob os cuidados da Pulsar Imagens, além do Banco de Imagens FotoNatural, do próprio autor com outros fotógrafos da mesma família (pai e irmão também são fotógrafos). Para conhecer mais sobre Palê, acesse http://pale.fotonatural.com.br.

Veja também por Palê Zuppani
Os braços do Parnaíba
A majestosa onça-pintada do Pantanal

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.