Reportagens

A vontade do príncipe

Estados Unidos dizem diante do príncipe Charles que vão investir 275 milhões de dólares na proteção de florestas tropicais no Brasil e no Congo. Projeto da realeza quer diminuir desmate em 5 anos. 

Redação ((o))eco ·
20 de novembro de 2009 · 14 anos atrás

Os Estados Unidos se comprometeram a doar 275 milhões de dólares para proteção de florestas tropicais. O recurso viria de programas internacionais e do orçamento americano para 2010, ainda não aprovado pelo Congresso. A promessa foi feita nesta semana diante do Príncipe Charles, que lidera uma organização de defesa das florestas tropicais e tem se mostrado cada vez mais envolvido para pressionar os países a investirem na proteção dessas áreas como uma maneira de lidar com o aquecimento do planeta. De acordo com o anúncio feito pela Embaixada americana em Londres, a maior parcela do dinheiro seria investida na bacia amazônica e no Congo.

A intenção do Prince´s Rainforests Project (PRP) é estimular a criação de um fundo que consiga apoiar uma redução drástica do desmatamento em cinco anos no mundo inteiro. E a proposta foi aceita pelos 35 integrantes de governos que formaram o grupo de trabalho da proposta, que optou por focar esforços nas causas econômicas que tornam o desmatamento mais lucrativo do que a manutenção das florestas. Mas o sucesso do plano vai depender de quanto cada governo está disposto a investir, e na reunião desta semana o próprio governo britânico foi cobrado.

A destruição das florestas tropicais são responsáveis por 12% das emissões do mundo, de acordo com estudos mais recentes. O anúncio do governo dos Estados Unidos acontece logo após a Noruega ter se comprometido a investir 250 milhões de dólares para proteger as florestas da Guiana, conforme O Eco noticiou.

Leia mais:
Laboratório nas florestas do vizinho

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.